Há 34 anos, a Lei de Cotas (Lei 8.213/91) surgiu para promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Com o passar dos anos, a legislação se tornou um desafio para muitas empresas, especialmente quando se busca a conformidade legal, inclusão e retenção desses talentos. Para mudar essa realidade, empresas e instituições buscam alternativas para incluir jovens e adultos com deficiência no mercado de trabalho, como o Instituto Jô Clemente (IJC), que lançou no último dia 24 de julho, uma campanha sobre inclusão profissional.
Com apoio da agência KZ Inteligência em Comunicação, a campanha “O talento não tem rótulo. Inclua. Contratar pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo é a solução” tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do tema.
"Programas e iniciativas que incentivam a entrada de jovens no mercado de trabalho, incluindo aqueles com deficiência, geram impacto profundo e duradouro. Ao promover oportunidades equitativas, fortalecem a autonomia, valorizam as potencialidades individuais e reforçam o papel da diversidade nas empresas, demonstrando, na prática, que a inclusão é possível e necessária”, afirma Flávio Gonzalez, coordenador de Inclusão Social do Instituto Jô Clemente (IJC), Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, que também oferece o Programa IJC Inclui+, uma assessoria completa para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
O Programa IJC Inclui+ já incluiu mais de 5 mil profissionais com deficiência no mercado de trabalho nos últimos doze anos com taxa de retenção de 93%.
Empresas como Colgate-Palmolive, Arcos Dorados, Almanara e Alfya são clientes do IJC, comprovando o impacto positivo na cultura organizacional e na valorização da diversidade.
"Muitas empresas nos procuram com dúvidas sobre como recrutar, preparar a equipe e garantir que a pessoa com deficiência se desenvolva e permaneça. Nosso Programa IJC Inclui+ foi desenhado para ser o suporte em cada passo, garantindo que a inclusão seja eficiente e sustentável.", ressalta Flavio.
A jornada da Inclusão com o Programa IJC Inclui+
O Programa IJC Inclui+ se destaca por utilizar o método do Emprego Apoiado, que é reconhecido internacionalmente e apoiar na retenção das pessoas incluídas, com acompanhamento pós-contratação e preparando a liderança e suas equipes para receber novos colaboradores. Veja o que a jornada da inclusão inclui:
“Ao transformar a inclusão em uma solução estratégica, o Programa IJC Inclui+ permite que empresas ampliem seus horizontes, enriqueçam sua cultura e impulsionem seus resultados com talentos diversos, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva”, conclui Flavio.
Para saber mais, acesse: https://ijc.org.br/paginas/campanha-inclusao-profissional-2025.aspx
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SARAH ABRÃO CARDOSO
[email protected]