A água, elemento vital que molda territórios e futuros, foi o fio condutor das principais ideias criadas por estudantes de Santa Helena de Goiás (GO) durante o Arte de Inovar com Maratona de Inovação, realizada nos dias 14 e 15 de agosto no Colégio Tecnológico de Goiás (COTEC). Em um encontro que uniu teatro, oficinas criativas e desafios ambientais, mais de 560 pessoas participaram da edição que mobilizou alunos, mentores, representantes do ecossistema e autoridades em dois dias de programação gratuita.
“O que mais impressiona é como esses jovens conseguem traduzir problemas complexos em propostas viáveis e próximas da comunidade. Eles não ficam apenas na denúncia, mas avançam para a construção de soluções que no futuro podem se tornar realidade”, avalia Wellington Sacheti, coordenador de inovação do projeto.
Para Andréia Nunes, coordenadora geral da Loa Produções Culturais, realizadora do evento, o principal destaque do evento em Santa Helena de Goiás foi o interesse coletivo: “Nosso objetivo é inspirar os jovens a se tornarem protagonistas na solução de problemas, incentivando a cultura, a inovação e a responsabilidade socioambiental. Em Santa Helena de Goiás, vimos esse protagonismo nascer em cada apresentação. Os alunos estão prontos para o futuro”, afirmou.
Na primeira etapa, o espetáculo teatral Água à Vista, da Cia. de Teatro Parafernália, deu o tom do evento ao provocar reflexões sobre preservação e responsabilidade individual com os recursos naturais. Inspirados pela peça, os jovens foram desafiados a criar soluções sustentáveis em formato de ideathon. O resultado foram dezenas de propostas que, apesar de surgirem em um ambiente escolar, dialogam com dilemas de escala global.
Entre as ideias vencedoras da sessão da manhã, destacou-se o “Consumo Inovar”, que conquistou o primeiro lugar ao propor palestras e campanhas motivacionais para mudar hábitos em escolas e faculdades, com foco no uso consciente da água. Em segundo lugar, ficou o projeto “Eco Reforma”, voltado à redução de gases de efeito estufa por meio de uma plataforma de conteúdos educativos. Já o terceiro lugar foi para o “BP Water”, sistema de filtros de purificação para garantir água potável à população.
“O Arte de Inovar foi um evento fantástico, que integrou diferentes áreas do conhecimento. Os alunos tiveram a oportunidade de pensar fora da caixa, ampliar a visão sobre os desafios ambientais e, juntos, criar novas possibilidades para transformar e melhorar o nosso planeta”, comentou José Willian, coordenador e representante da Coordenadoria Regional de Ensino do Estado de Goiás.
À tarde, o ar e o descarte de resíduos ganharam protagonismo. A solução “RespirAr” foi a vencedora com a proposta de criação de um aplicativo que alia conscientização sobre emissões de gases ao incentivo de práticas de consumo mais sustentáveis. O segundo lugar ficou com o “Lixo a Menos”, que sugere a instalação de lixeiras inteligentes nas cidades, integradas a processos de reciclagem. Fechando o pódio, a plataforma “Resgata Ciliar” chamou atenção ao propor ações de preservação das matas ciliares, fundamentais para rios e encostas.
“Foi muito importante receber o ‘Arte de Inovar’ em Santa Helena de Goiás. Para nós, a escolha do município foi grandiosa. Tenho certeza de que todos os participantes saem como disseminadores de ideias. A abordagem por meio da arte e das metodologias ativas vai marcar a vida desses alunos, que também farão diferença na vida de outros. Quando uma empresa como a bp bioenergy apoia essa causa, mostra que está preocupada com o meio ambiente e com o futuro. É um convite: participem, porque aqui se adquire experiências maravilhosas, se conhece pessoas, aprende-se a trabalhar em equipe e ainda se assiste a uma peça teatral inspiradora”, reforçou Geovani Corcino, diretor do Cotec e anfitrião do evento.
Patrocinado pela bp bioenergy, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realizado pela Loa Produções Culturais em parceria com o Ministério da Cultura, o Arte de Inovar com Maratona de Inovação percorrerá cinco cidades de três estados do Brasil, impactando mais de 3.800 jovens estudantes.
![]() |
Sobre a bp bioenergy
A bp bioenergy é uma das maiores empresas de bioenergia do Brasil, com capacidade de moagem de 32 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra. Criada a partir da aquisição pela bp da totalidade da joint-venture BP Bunge Bioenergia, em outubro de 2024, a companhia possui mais de 9.500 colaboradores distribuídos em 11 unidades espalhadas por cinco estados brasileiros, que são responsáveis pela produção de etanol, açúcar e bioeletricidade por meio da cana-de-açúcar. Com um time e parceiros de negócio comprometidos com a segurança, ética e sustentabilidade, a bp bioenergy está pronta para atender à crescente demanda por combustíveis mais limpos e com baixo teor de carbono.
Sobre a Loa Produções Culturais
A Loa Produções Culturais é uma produtora dedicada à criação e execução de projetos culturais de alta performance. Com sede em Mogi Guaçu, a empresa destaca-se na produção teatral e na promoção de iniciativas que unem arte, educação e responsabilidade socioambiental. A Loa Produções Culturais busca impactar positivamente comunidades e indivíduos, oferecendo experiências culturais enriquecedoras e promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da arte. www.loaproducoes.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RICARDO BENTO GONCALVES
[email protected]