Até amanhã, Franca (SP) recebe o III Simpósio Brasileiro de Manejo Biológico da Cultura do Café, que acontece no espaço Villa Eventos (Rodovia Eng. Ronan Rocha, 19304).
A programação do evento contará com a participação de especialistas e produtores.
Programação
Dia 5 de outubro
8h – abertura oficial
8h30 – Inorbert de Melo Lima - pesquisador do Incaper ES (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – debaterá sobre “Manejo biológico na cultura do café: insumos, atitudes e desafios que fazem a diferença”
9h30 - André Cunha - proprietário da Fazenda Bela Época – “A importância da conscientização no controle do avanço de nematoides na Alta Mogiana
11h10 - Telmo Amado, professor titular da Universidade Federal de Santa Maria (RS) – “Biomanejo do solo para sustentar elevada produtividade”
14h - Wagner Bettiol - da Embrapa Meio Ambiente - falará sobre “Controle biológico de plantas no Brasil’
15h - Jean Faleiros, do Grupo Eldorado Cafés Especiais - abordará sobre “O que o manejo consciente agrega na produção e comercialização dos cafés especiais”
17h30 - Flávio Medeiro, da Universidade Federal de Lavras (MG) – discutirá sobre “Avanços no conhecimento da microbiota do solo para a cultura do café”
Dia 6 de outubro
8h – Madelaine Vezon - pesquisadora da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) discutirá sobre ‘Manejo Agroecológico de Pragas na Cultura do Café’ juntamente com a engenheira agrônoma, Mestre e Doutora em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa, Elem Fialho Martins.
9h - Helisson Afonso - produtor de cafés especiais, falará sobre ‘”Plantas de Múltiplas funções agronômicas e seus benefícios para cafeicultura de montanha”
10h30 - Madelaine retoma o debate juntamente com a engenheira agrônoma e Mestre em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa, Jéssica Letícia Abreu Martins (falará sobre o que?)
11h30 – Lucimar Silva - CEO da Guima Café - apresentará o painel sobre “Os objetivos da agricultura de baixo impacto para a cafeicultura de alta escala”.
13h30 - Rodolfo Climaco - Head de Agricultura Cafeeira – Nescafé, da Nestlé, apresentará ‘A agricultura regenerativa e conservativa: e o papel do carbono como alavanca para a cafeicultura do futuro’.
14h30 - Marcelo Urtado falará sobre ‘As práticas que nos levaram ser carbono negativo.
17h30 - Antonio Luis Santi – professor da Universidade Federal de Santa Maria (RS) participará do painel: ‘Tarde do carbono neutro’ com o tema ‘Quanto de carbono tem dentro de uma xicara de café’.
Mercado biológico - De acordo com pesquisas recentes divulgadas pelo Research and Markets, o mercado de insumos biológicos deve valer US$ 18,5 bilhões até 2026. Se confirmada a projeção, o setor teria uma disparada de 74% em apenas quatros anos na comparação com os US$ 10,6 bilhões de valores atuais.
“É um mercado que só tende a crescer e os agricultores que não se conscientizarem perderão mercado e numa velocidade muito rápida. Não é uma exigência apenas do mercado nacional, mas mundial. Porém, aos poucos, o produtor está deixando as propriedades e indo em busca de informação. E, neste evento, os participantes terão a oportunidade de imergir neste tema com a experiência de importantes especialistas e pesquisadores nacionais”, destaca diretor-executivo da AG Consultoria e Pesquisa Agronômica, Alessandro Guieiro.
Importante destacar que o manejo biológico proporciona um leque de benefícios, desde a qualidade do produto final, conservação do meio ambiente, aumento do valor agregado e a oportunidade de atender a uma demanda mundial por qualidade dos alimentos.