Material será encaminhado à reciclagem e ajudará na aquisição de cadeiras de rodas para o Hospital de Câncer de Ribeirão Preto
Parceiros da Campanha Civilidade nas Ruas – Quadrilátero Central já estão coletando blisters (cartelas vazias de comprimidos) para reciclagem. A primeira coleta acaba de ser feita. O material ajudará no montante necessário para que a cidade receba mais cadeiras de rodas para o Hospital de Câncer de Ribeirão Preto. Recentemente, uma cadeira de rodas e uma de banho foram doadas ao hospital de Câncer de Ribeirão Preto. Uma tonelada de blister é trocada por uma cadeira de banho e a cadeira de rodas corresponde a uma tonelada e meia.
O movimento está concentrando esforços na região central de Ribeirão Preto e objetiva conscientizar a população para a importância da destinação correta e reciclagem de resíduos, manter a cidade limpa e ajudar a comunidade. "Queremos ver o Centro da cidade sem resíduos pelo chão, queremos que a população adote o ato de destinar recicláveis nos vários ecopontos da cidade e ensine as crianças, queremos caminhar pelas ruas como se fossem nossa casa", comenta o engenheiro Giulio Roberto Azevedo Prado, presidente da AEAARP-Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto, idealizadora da campanha. A ação é realizada em parceria com SINCOVARP-Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, CDL-Câmara de Dirigentes Lojistas e Lions Clubes Ribeirão Preto "Campos Elíseos" e "Centro".
"A campanha visa a tornar o centro cada vez melhor e mais acolhedor, o que ajuda a trazer a população para cá. Esse movimento também fomenta o setor de comércio e serviços, beneficiando lojistas e seus colaboradores. Estamos unidos por uma boa causa!", analisa Paulo César Garcia Lopes, presidente do SINCOVARP e CDL.
Temos feito este trabalho há anos e esperamos multiplicar os resultados da campanha somando esforços com as entidades parceiras. Queremos não apenas aumentar a coleta de blisters, mas despertar a atenção de cada cidadão, adulto ou criança, para outros materiais que podem ser reciclados. A cidade tem vários ecopontos acreditamos muito que as pessoas vão percebê-los cada vez mais", diz presidente de Divisão D2, Distrito LC6 da Associação de Lions Clube Internacional, Tânia Cristina Costa Mascioli.
Quadrilátero Central
Os organizadores da campanha decidiram fazer uma ação especial tendo a região central de Ribeirão Preto como piloto e, por isso, lançaram a Civilidade nas Ruas – Quadrilátero Central para focar esforços no espaço compreendido entre as avenidas 9 de julho, Independência, Francisco Junqueira e Jerônimo Gonçalves.
Os organizadores convidam farmácias, clínicas em geral e outros estabelecimentos de saúde a coletar blister e doar à campanha.
Para onde vai o blister?
Os blisters coletados na cidade são armazenados em um galpão e encaminhados à Unicomper, indústria paranaense que utiliza o plástico das cartelas na fabricação de produtos para o mercado da construção civil, como portas, rodapés, batentes e guarnições, e encaminha o alumínio para reciclagem em São Paulo. Há um mês, a Unicomper fez a doação de duas cadeiras de rodas ao Hospital do Câncer de Ribeirão Preto.
O portal da AEAARP mantém atualizada uma lista de endereços para descarte de material reciclável, incluindo blister: https://aeaarp.org.br/release/ecopontos-em-ribeirao-preto.