03/11/2022 às 18h00min - Atualizada em 03/11/2022 às 18h00min

Qual faculdade é preciso fazer para ser perito criminal?

Os peritos criminais desenvolvem suas atribuições motivados por requisições provenientes de autoridades competentes, no interesse de procedimentos pré-processuais (inquéritos policiais) e processuais (processos judiciais) de natureza criminal.

Analisa e interpreta vestígios, relacionando-os à infração penal, fomentando conclusões acerca de delitos. O procedimento pericial é objetivo e, portanto, emprega o conhecimento técnico-científico de várias áreas. O produto final do trabalho é a elaboração de um documento técnico, chamado Laudo Pericial Criminal

Ser um perito criminal da polícia civil ou federal, exige um diploma de graduação e a aprovação em um concurso público, apenas.

Quanto ao diploma, ele pode ser de várias áreas. Por isso, profissionais formados em Biologia, Biomedicina, Psicologia, Farmácia, Física,Direito, Medicina e diversas Engenharias, entre outros cursos, podem se candidatar ao cargo de perito criminal.

Há sim editais específicos, como para peritos de laboratório, por exemplo, onde algumas habilidades e capacitações específicas serão necessárias e exclusivas de determinada formação, mas em sua maioria os editais são de ampla concorrência.

Existem instituições que oferecem cursos tecnólogos ou de formação em “investigação forense” ou “perícia criminal” e, até então, nenhum edital aceita esse tipo de formação, então tomem cuidado antes de se matricularem em cursos que não são reconhecidos, mas que possuem nomes de títulos bonitos.

Então, se o seu objetivo é ser perito criminal oficial, apenas esse tipo de formação não te permitirá prestar o concurso. Primeiro conclua um curso superior que seja aceito nos editais e que te agrade estudar também.

Muitas vezes, os editais dos concursos públicos não especificam qual formação é necessária para ser perito criminal, apenas que ele deve ter diploma de graduação.

Depois de aprovado no concurso, o candidato deve fazer um curso específico para se formar como perito, que tem em média, 300 horas de duração e é focado na área em que o contratado vai atuar.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://avozderibeirao.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp