Divulgação Provavelmente durante a Copa do Mundo no Catar de 2022 você teve contato com diversas análises durante cada transmissão. Esses dados estão cada vez mais presentes no dia a dia da comissão técnica e são essenciais para o entendimento das demandas físicas e técnicas dos jogadores.
O papel da análise de desempenho como ferramenta de investigação no esporte serve para desenvolver uma compreensão para um esporte em questão, melhorar o desempenho e também auxiliar no processo de tomada de decisão.
O desempenho no futebol é o resultado de muitas interações dinâmicas. No contexto do futebol profissional, a análise de desempenho tem várias aplicações, predominantemente preocupadas com a avaliação tática e técnica, análise de movimento, modelagem de banco de dados e treinamento de treinadores e jogadores.
Inicialmente, o foco da análise era sobre o desempenho físico, enquanto outros estudos menos frequentemente se concentravam no desempenho técnico e tático e demais estudos com foco principal no desenvolvimento e utilização de indicadores para mensuração do desempenho esportivo.
Uma das dificuldades enfrentadas pelos pesquisadores de futebol é estabelecer com sucesso a influência relativa de vários componentes no desempenho dos jogadores (desempenho individual) e equipes (desempenho coletivo). Portanto, é necessário tentar identificar os fatores que afetam significativamente o desempenho atlético.
Melhorias contínuas na tecnologia e no processo do aprendizado de máquina levam ao progresso no campo da inteligência artificial, permitindo diversos tipos de análise e seu uso no esporte. A decisão sobre qual é o treinamento de atleta é feita exclusivamente por uma análise dos dados coletados durante a partida. Atualmente, existem várias empresas, equipamentos, softwares e técnicas que buscam os indicadores de desempenho de cada atleta. Entre outros, se precisa destacar:
a) Técnicas de visão computacional: são sistemas que capturam automaticamente as posições de cada jogador e da bola em três dimensões várias vezes por segundo e com alta precisão. Esses dados são combinados com a rotulagem humana do jogo de evento (passes, interceptação, chutes, etc.) e vendidos para as equipes e para a mídia, na forma de um serviço de estatísticas.
b) Sistema de Posicionamento Global (GPS) ou Sistema de Posicionamento Local (LPS): foi aplicado às equipes esportivas na tentativa de superar alguns dos problemas de imprecisão dos dados. Atualmente percebido como crucial para a compreensão do comportamento e desempenho dos atletas.
c) Scout: Várias ações técnicas e táticas da partida podem ser estratificadas por meio de uma análise notacional, como o número total de chutes, chutes para o gol do adversário, gols marcados e sofridos, falta sofrida, impedimentos, os passes certos e errados, tempo de posse de bola e etc.
Este grupo de ferramentas possibilita a coleta de dados de forma substancial para que a equipe de cientistas esportivos possa conduzir as análises relevantes e informar o processo de tomada de decisão do treinador no jogo com base nos indicadores de desempenho.
Por compreender cada vez melhor esse contexto a Federação Internacional de Futebol (FIFA), em todos seus eventos esportivos traz uma equipe de analistas para promover análises satisfatórias por compreender que a tomada de decisão com base em dados.
Durante a Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022™ a FIA divulga para qualquer pessoa interessada em analisar os jogos do ponto de vista técnico, uma página com conteúdos criados pelos membros do Grupo de Estudos Técnicos da FIFA (TSG) liderada pelo Chefe de Desenvolvimento Global do Futebol da FIFA, Arsène Wenger. Como novidade a FIFA também entrega o FIFA Player Performance APP que fornece todos os dados oficiais do jogador no torneio em um único lugar.
Este trabalho do APP foi desenvolvido em parceria com o Sindicato Mundial dos Jogadores de Futebol (Fifpro). Neste aplicativo os dados de cada atleta é apresentado por meio de três categorias:
1. Métricas técnicas: coletadas por equipes de desempenho da FIFA em cada partida e combinados com os dados de rastreamento.
2. Métricas físicas: estes dados serão colhidos por um sistema de rastreamento composto por câmeras localizadas no estádio.
3. Métricas táticas: a equipe de análise da FIFA utiliza-se de uma série de algoritmos e modelos matemáticos para integrar os dados de ações no jogo com o rastreamento dos jogadores pelo campo.
No Brasil, a RED Innovations a aproximadamente 3 meses cria uma área de negócios focada no contexto do esporte, podendo assim proporcionar aos clubes brasileiros o mesmo nível de inteligência analítica utilizado na Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022™ e em outras indústrias até mais tecnológicas.
No site do Centro de Treinamento da FIFA que pode ser acessado em https://www.fifatrainingcentre.com podemos encontrar relatórios de partidas bem completos não só para pesquisadores do futebol mas para qualquer entusiasta do uso de dados neste apaixonante jogo.
Vitor Principe
Graduado em Matemática, Ciência de Dados e Educação Física
Especialista em Administração de Empresas
Mestre em Ciências do Exercício e do Esporte
Head of Sports Analytics na RED Innovations
Professor Universitário
Doutorando em Ciências do Exercício e do Esporte na UERJ
Pesquisador sobre Futebol no Laboratório do Exercício e do Esporte da UERJ
Autor do Livro Dados FC: A Gestão da Informação aplicada ao Futebol