13/07/2022 às 08h00min - Atualizada em 13/07/2022 às 08h00min

Qualificação ajuda no retorno ao mercado de trabalho

CCS Prefeitura Ribeirão Preto - CCS Prefeitura Ribeirão Preto
Divulgação

Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, foram criadas 6.836 vagas de emprego com carteira assinada em Ribeirão Preto, entre janeiro e maio deste ano.

 

Para preparar essas pessoas para o mercado de trabalho, um curso de qualificação, com certificado reconhecido, é sempre bem-vindo na hora da entrevista de emprego. Pensando nisso, a Secretaria de Assistência Social tem intensificado cursos através do Centro de Qualificação Social e Profissional e do projeto QualificAção, focado principalmente nas pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de fortalecer parcerias com a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento e a chefia de Emprego e Renda.

 

“A melhor contribuição que podemos oferecer para essas pessoas é a oportunidade. Os cursos são a porta de entrada para conseguirem transformar suas vidas, além de conseguirem vagas melhores através da certificação que oferecemos. Não podemos esquecer que o empreendedorismo também está em alta e qualificar as pessoas é permitir que elas escolham abrirem seu próprio negócio”, comenta a secretária de Assistência Social, Renata Corrêa.
 

O Centro de Qualificação Social e Profissional já certificou 800 pessoas em mais de 28 cursos diferentes neste ano. Atualmente, está com 782 pessoas matriculadas em 76 turmas em andamento.

 

“Sempre foi um sonho ter uma confecção com meu nome. Sempre quis fazer o curso e agora consegui me inscrever. Estou super apaixonada pelas aulas”, explica Camilla Stelli, matriculada na turma de corte e costura.

 

Um exemplo de sucesso de ex-aluno do Centro de Qualificação é Anifrance Alves Medeiros, que começou a conquistar sua independência financeira aos 30 anos, quando iniciou o curso de estética facial e hoje tem sua própria clínica. “Eu não estava satisfeita e resolvi fazer o curso por curiosidade e me apaixonei, fiz todos os módulos e resolvi abri o meu negócio em minha casa. Percebi que poderia crescer e comecei a estudar e dedicar mais. Além de montar minha clínica, passei a ministrar dois cursos”, explicou.
 

Além do Centro e Qualificação, a Assistência Social tem levado curso profissionalizante para as comunidades através do projeto QualificAÇÃO, que tem como objetivo incentivar a capacitação e fomentar a geração de renda para as mulheres em situação de vulnerabilidade social, com o SEMAS Móvel. Cinco comunidades já receberam o curso de design de sobrancelhas: Mangueiras, Palmiro Bim, Sete Curvas, Vila Nova União e Cidade Locomotiva.

 

A Semas também tem estabelecido parceria com a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento para encaminhamento dos cursos e da Inclusão Produtiva para aquelas pessoas que desejam uma vaga no mercado de trabalho, a assistência social encaminha para a chefia de Emprego e Renda do município.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://avozderibeirao.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp