Operação “Casa Limpa” do GAECO contra desvio de verbas afasta prefeito de Casa Branca

O cumprimento da prisão preventiva expedida pelo Tribunal de Justiça contra o Marcos César Aga aconteceu na manhã desta quarta-feira (21).

21/12/2022 16h44 - Atualizado em 21/12/2022 às 16h44
Operação “Casa Limpa” do GAECO contra desvio de verbas afasta prefeito de Casa Branca
Michelle Oliveira
Por Michelle Oliveira

Realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, o GAECO, em conjunto com o Setor Criminal da Procuradoria Geral da Justiça, a
ação faz parte da operação  “Casa Limpa” que investiga crimes de corrupção ativa e passiva, fraude licitatória, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Empresário, Marco César Aga foi eleito prefeito em Casa Branca no ano de 2016 e reeleito nas últimas eleições municipais.
No ano passado, áudios de uma reunião entre diretores de uma empreiteira revelaram a discussão de um suposto pagamento de propina ao prefeito, valores que teriam custeado a campanha eleitoral e uma mesada de 30 mil reais para Marcos já eleito. Esta mesma empresa faz parte do consórcio responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto do município.
Na época, a assessoria de imprensa do poder executivo que já respondia por improbidade administrativa, negou as acusações.
A operação que acontece com o apoio do 24° Batalhão da Polícia Militar do Interior e do 5° Batalhão de Ações Especiais da Corporação, cumpriu 12 mandados de busca e apreensão e uma prisão preventiva em Casa Branca, Santana do Parnaíba, Santos, Cubatão e Poços de Caldas. De acordo com a apuração do Ministério Público, apontada através de uma investigação baseada em análise de diversas provas documentais, depoimentos, extratos bancários e fiscais de agentes públicos, familiares e pessoas próximas, uma empresa privada de saneamento teria subornado agentes públicos, entre eles secretários municipais e prefeitos para o favorecimento de contratos de concessão de serviços de água e esgotos nos municípios do interior paulista. Foram apreendidos na casa de um dos suspeitos mais de R$400 mil e pelo menos R$ 200 mil na empresa investigada na cidade de Cubatão. Todo o material recolhido durante a operação segue para exame, bem como outras diligências serão realizadas para as apurações.
Já o prefeito de Casa Branca, Marcos César foi afastado do cargo por determinação judicial, assumindo agora seu vice, Antônio Eduardo Marçon Nogueira.


 
A empresa Terracom manifestou–se através da nota abaixo:
 
Com relação à investigação conduzida pela procuradoria geral de justiça no município de casa branca, a concessionária águas de casa branca, por seus diretores e representantes, destaca que está à disposição das autoridades do ministério público estadual, para todo e qualquer esclarecimento, como também para contribuir com todas as investigações, destacando que segue todos os padrões de legalidade em suas relações contratuais.
 
 
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp