20/03/2023 às 16h42min - Atualizada em 20/03/2023 às 16h42min
“Brasil pode ser afetado pela quebra dos bancos americanos SVB e Signature Bank”, diz especialista
Nos últimos dias o mundo financeiro ficou surpreso com a falência de dois bancos americanos em um intervalo de poucos dias. Mas será que tal situação poderia causar um efeito cascata, e ocasionar reflexos negativos para o Brasil?
Segundo Ricardo Dosso, advogado especialista neste tipo de assunto, é possível que sim. O profissional, que tem Mestrado pela Faculdade de Direito da Unesp de Franca e que já foi Coordenador da Comissão de Estudos de Recuperação Judicial e Falência da OAB de Ribeirão Preto, o Silicon Valley Bank era o décimo sexto maior banco americano, e bastante utilizado por empresas de tecnologia e startups, enquanto que o Signature Bank atuava com criptomoedas.
- “O problema é que muitas empresas brasileiras, que tem contas em um dos dois bancos – que passaram a ser controlados pelo FDIC (Federal Deposit Insurance Corporation), espécie de fundo semelhante ao Fundo Garantidor de Crédito do Brasil – tem conseguido sacar valores de até 250 mil dólares, mas cerca de 90% dos ativos estavam acima desse valor, o que deve atrasar um pouco o recebimento do restante do valor, ou até mesmo causar perdas de parte do dinheiro depositado”, explicou o advogado.
De acordo com o especialista, também é possível que todo o estresse gerado no mercado financeiro diminua a necessidade do Banco Central Americano de ter uma política mais severa de juros. Ele também lembra que isso poderia se traduzir em um aumento do diferencial de juros.
- “As falências geram um receio de empresários ao risco global, o que pode ser negativo para o fluxo de capital para países como o nosso”, finalizou.