20/06/2023 às 09h07min - Atualizada em 20/06/2023 às 09h07min

Novo álbum do cantor e compositor Sid Ferreira mistura gêneros musicais brasileiros, europeus e latinos

Divulgação
Intitulado “Kinda Brazilian Jazz”, o quarto álbum do cantor e compositor Sid Ferreira vem tentar responder  a uma das questões mais polêmicas das últimas décadas no cenário musical brasileiro: o que é MPB?

A música popular brasileira sempre foi agraciada por uma grande diversidade de gêneros e por sua abertura à influência da música estrangeira. O termo “MPB" passou a ser usado, a partir dos anos 1960, para rotular canções populares de diversos gêneros feitas pelos artistas que participavam dos festivais da época e passou a ser entendido como um gênero musical que englobava uma gama de artistas totalmente diferentes e representava a multiplicidade de subgêneros que estava aglutinada nesta classificação. 

Vários destes gêneros, ritmos e influências se misturam na obra de Sid Ferreira, artista carioca que, em “Kinda Brazilian Jazz”, nos presenteia com uma sonoridade atual, despojada e essencialmente brasileira, mas com diversos elementos da música latina. Samba, choro, bossa nova, marcha-rancho e samba-rock se misturam à salsa, bolero, rumba e cumbia de forma orgânica em uma roupagem jazzística.

O fado português e o flamenco espanhol também marcam presença na faixa “Sedução” pelas cordas da guitarra portuguesa e do bandolim de Sérgio Chiavazzoli, interpretada pela cantora Helô Tenório, dividindo os vocais com Sid. Outro destaque é a valsa “On Tide”, que conta com participação especial da intérprete hondurenha Indiana Nomma.

Ivan Lins, Milton Nascimento, Caetano Veloso e Chico Buarque são influências perceptíveis no repertório do álbum “Kinda Brazilian Jazz” que traz doze composições e parcerias do artista, cantadas em inglês e português com a mesma elegância.

Ivan Lins, inclusive foi homenageado ao completar 50 anos de carreira por Sid Ferreira em seu último álbum "Tanto Amor" (2021). Seus  projetos anteriores foram “Outros 500” (2017), com letras tratando de temas como política, intolerância religiosa e racismo, e “Sem Fantasia” (2016), disco de estreia com a participação de diversos intérpretes do cenário da música independente brasileira.

 

Faixas:
Feeling Love
Cilada
On Tide (Maré)
Saudade
After Sunrise
Sedução
Loneliness 42
Solto
Nanda Ballad
Dudu Não Anda de Trem
Ukulele Boy
Recado
 
Ficha técnica:
Produção Musical: Sid Ferreira e Diego do Valle
Arranjo: Sid Ferreira, com contribuição de Diego do Valle (sopros faixas 1 e 10) e Matheus Prevot (faixa 10).
Gravação, edição e mixagem: Diego do Valle
Masterização: Alécio Costa
Preparação Vocal : Helô Tenório
Fotos: Gabriel Santos
Capa: Rodrigo Pin
Cabelo : Alex Duarte
Maquiagem: Laiza Roma

Músicos:
Bandolim: Sérgio Chiavazzoli
Baixo: Alexandre Cavallo
Bateria: Vitor Vieira
Guitarra: Felipe Eyer
Percussão: Leo Mucuri
Sax e Flauta : Alexandre Caldi
Teclado: Sérgio Pinheiro
Trompete / Flugelhorn: José Arimatéa
Violão e Voz: Sid Ferreira

Participações especiais (feat.): Indiana Nomma, Helô Tenório e Laira Góes.

Todas as faixas de autoria de Sid Ferreira. Compositores Parceiros: Helô Tenório (1 e 3), Alexandre Cavallo (9), Bruno Lara (9) e Matheus Prevot (10).
Gravado entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022 na Casa do Mato Estúdios (Rio de Janeiro), exceto voz da convidada na faixa 3, gravado no Iguana Estúdio (Brasília).

Outros Links:
Spotify: https://linktr.ee/sidferreira
Instagram: www.instagram.com/sidferreiraoficial/
YouTube: www.youtube.com/sidferreiraoficial
Facebook: www.facebook.com/sidferreiraoficial/

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://avozderibeirao.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp