20/06/2023 às 09h27min - Atualizada em 20/06/2023 às 09h27min

Alpop lança a Tupinambá, Inteligência Artificial para aprovar mais cadastros e ao mesmo tempo manter o risco sob controle e eficiência dos contratos de aluguel

Divulgação
A Alpop, startup do setor imobiliário com a missão de transformar o problema de moradia no Brasil, acaba de lançar nesta semana sua nova ferramenta de Inteligência Artificial, a Tupinambá. O objetivo é aumentar a capacidade de aprovação dos contratos de aluguel, ajudando imobiliárias e os inquilinos, e combater o cenário de retração de locações, impulsionado também pela inadimplência e queda no crédito. No último trimestre de 2022, o endividamento das famílias no Brasil alcançou patamares históricos.  

Segundo dados Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, 77,9% das famílias estavam endividadas em 2022. Não por acaso, o mercado de locação de imóveis também apresentou níveis elevados de inadimplência. Várias empresas do segmento (de imobiliárias até garantidoras) reportaram níveis entre 15% e 20% de inadimplência nos contratos de aluguel, o que levou as garantidoras a reverem suas políticas de concessão de crédito e tornou o mercado mais restrito nos processos de aprovação cadastral.
 
O movimento também ocorreu na indústria de crédito em geral. Neste cenário, houve uma retração de locações, já que os agentes garantidores não estavam mais dispostos a correr determinados riscos. Naturalmente, as imobiliárias passaram então a buscar diversificação e novas possibilidades para que os negócios continuassem a se efetivar.

“Aqui na Alpop nós ficamos muito atentos a este movimento do mercado e às variáveis macro e microeconômicas do Brasil. Desde novembro de 2022, passamos a estudar alternativas para continuarmos a avançar nosso modelo analítico, com o objetivo de aumentarmos nossa capacidade de aprovação e, ao mesmo tempo, entregarmos níveis controlados de risco, até que chegamos, agora, na Tupinambá, uma homenagem aos povos originários do Brasil”, afirma o CEO, Caio Belazzi.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://avozderibeirao.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp