03/08/2023 às 12h00min - Atualizada em 03/08/2023 às 12h00min
Conheça as 7 dimensões da saúde que podem ajudar a melhorar a eficácia pessoal
Divulgação Diariamente, as pessoas se perguntam de que forma podem melhorar o seu desempenho no trabalho, na escola ou nas atividades pessoais. Para a especialista da divisão em Saúde e Bem-estar da mhconsult, Cinthia B. Martins, o primeiro passo é buscar entender quais são as sete dimensões da saúde e como elas podem ajudar a assumir o protagonismo em relação à própria eficácia em tarefas do dia a dia.
"As dimensões podem ser categorizadas como física, emocional, social, financeira, profissional, cognitiva e espiritual. Ao considerar o impacto de tais fatores durante a rotina, as pessoas despertam para a compreensão de que são seres integrais, ou seja, independentemente de qualquer função no trabalho, com a família ou amigos, o cuidado com a própria saúde é algo intransferível. Corpo, mente e espírito devem ser vistos como facetas desse ser integral", explica a profissional.
Dessa forma, Cinthia destaca que ao adquirir um novo olhar sobre os aspectos de saúde primordiais, surge a oportunidade de deflagração do autocuidado, além de autogestão da saúde, promovendo bem-estar e qualidade de vida. "Quando nos aprofundamos no tema, temos a chance de adquirir conhecimentos e insights práticos que podem ser aplicados no dia a dia, impulsionando o autoconhecimento e autodesenvolvimento, para ações mais eficazes, conscientes e motivadas".
Martins também explica que quando as pessoas se tornam mais lúcidas sobre o que devem priorizar e sobre como estão procrastinando, é possível explorar um melhor equilíbrio da saúde integral. "Esse processo permite ainda a identificação de pontos fortes e pontos fracos, a fim de que haja um aprimoramento de toda a jornada de autoconhecimento".
Cada vez mais, empresas e organizações têm utilizado esse conceito na busca pela promoção do desenvolvimento contínuo do seu capital humano, o que, segundo Cinthia, é um caminho exemplar para melhores resultados, engajamento e maior eficácia na gestão de pessoas. "Promovendo assim, ambientes de trabalho e comunidades mais saudáveis".