A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Coordenadoria de Aleitamento Materno, promove no dia 1º de agosto, das 7h30 às 12h30, no Anfiteatro do Centro Universitário Barão de Mauá, o XI Encontro Municipal de Aleitamento Materno. O objetivo do evento é integrar profissionais de saúde e comunidade para incentivar aleitamento materno
As inscrições estão abertas, são limitadas e poderão ser feitas pelo site www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/dps/aleitamento-materno-2022
Na programação deste ano, haverá palestras com a participação de docente da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP – USP), Articuladora da Saúde de Mulher do DRS XIII, tutoras da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil e profissionais que atuam na Coordenadoria de Aleitamento Materno e Ações de Alimentação e Nutrição do município.
PROGRAMAÇÃO
8h30 - “O Aleitamento materno e a alimentação complementar dos menores de 2 anos em Ribeirão Preto.
9h30 - “O aconselhamento no manejo do aleitamento materno”
10h30 - “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”.
Haverá ainda apresentação cultural, sorteio e distribuição de brindes.
A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1992 atendendo as necessidades de se otimizar os princípios e metas da Declaração de Innocenti (Florença, agosto de 1990).
Desde 1992, a SMAM é comemorada no mundo representando um esforço a mais para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento. A Semana Mundial é uma iniciativa da Aliança Internacional de Ação para o Aleitamento (WABA) e desde sua criação, a cada ano vem trabalhando com ênfase em um tema relacionado ao aleitamento materno.
Para a realização das atividades da SMAM, os aliados da WABA Brasil, contam com o apoio e parceria do Ministério da Saúde, IBFAN, Secretaria Estadual e Municipal da Saúde, instituições de ensino, maternidades, dentre outras.
Em Ribeirão Preto, as atividades comemorativas da SMAM possuem frequência anual e acontecem desde 1996.
Neste ano, o tema indicado pela WABA:
“Fortalecer a amamentação: Educando e apoiando”
A SMAM 2022 se concentrará no fortalecimento da capacidade dos atores de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno em todos os níveis da sociedade. Esses atores compõem a rede ou cadeia de calor de sustentação à amamentação. Renovar a capacidade desses atores por meio da educação e transformação do sistema existente ajudará a garantir instalações de saúde amigas da amamentação, comunidades e locais de trabalho de apoio, sustentados por políticas nacionais baseadas em evidências.
Objetivos da SMAM
INFORMAR - pessoas sobre seu papel no fortalecimento da cadeia calorosa de apoio à amamentação;
DIVULGAR - aleitamento materno como parte da boa nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades;
ENGAJAR - indivíduos e organizações ao longo da cálida cadeia de apoio ao aleitamento materno,
IMPLEMENTAR - ações para fortalecer a capacidade de atores e sistemas para a mudança transformacional.
O apoio ao aleitamento materno envolve muitos atores e níveis. As mulheres precisam de apoio do serviço de saúde, local de trabalho e comunidade para amamentar de forma otimizada, progredindo de um nível para o outro. Isso é chamado de Cadeia Quente de Apoio ao Aleitamento Materno.
Há uma necessidade urgente de educação para melhorar e aumentar a capacidade de todos os atores que trabalham ao longo da Cadeia Quente. A SMAM 2022 se concentrará em aumentar essa capacidade.
A educação e a transformação dos sistemas existentes, sustentadas por políticas nacionais baseadas em evidências, ajudarão a garantir instalações de saúde favoráveis à amamentação, comunidades e locais de trabalho de apoio, e restaurarão e melhorarão as taxas de amamentação, nutrição e saúde, tanto a curto quanto a longo prazo.
Fonte: CCS Prefeitura Ribeirão Preto