24/10/2024 às 07h00min - Atualizada em 24/10/2024 às 07h00min

Apagão da Enel: Lições para as empresas de serviços públicos

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Por Gianlucca Contiero Murari – Advogado no escritório Dosso Toledo Advogados
 
 
O recente apagão energético que atingiu milhões de consumidores em São Paulo trouxe à tona questões críticas sobre a gestão de serviços públicos pela empresa Enel. A falha no fornecimento de energia elétrica não apenas causou inconvenientes para a população, mas também revelou vulnerabilidades no sistema.
 
O fato lamentável acende o sinal de alerta para empresas que prestam serviços em municípios e estados e deixa lições que devem ser observadas. É fundamental que se preze por investimentos em infraestrutura, gestão eficaz - com planejamento, manutenção e monitoramento -, transparência e prevenção.
 
A situação, ocorrida em período eleitoral, além de prejudicar a população, ainda serviu de gatilhos para ataques e promessas eleitoreiras, o que em nada beneficia a população, por não oferecer solução alguma.
 
Entendo que as empresas que fecharem contratos com prefeituras e até mesmo estados, devem priorizar investimentos em infraestrutura e tecnologia, implementar práticas de gestão e desenvolver planos de contingência para situações críticas, além de contar com assessoria jurídica especializada, a fim de saber resolver e contornar situações.
 
O apagão da Enel serve como alerta para as empresas de serviços públicos. Investimentos certos são fundamentais para evitar falhas e garantir a confiabilidade dos serviços. A responsabilidade das empresas é proporcionar serviços de qualidade, e a sociedade espera respostas efetivas.

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