As bancadas brancas de cozinhas tem se tornado uma tendência por trazerem um visual leve e clean. O branco também é uma cor versátil, que pode combinar com ambientes minimalistas, rústicos e até mesmo retrôs. A escolha de bancadas de cozinha em tons mais claros oferece vantagens consideráveis, visto que são visualmente mais limpas e claras, o que proporciona uma sensação de amplitude ao ambiente da cozinha. A cor branca também harmoniza bem com diversos tipos de móveis, eletrodomésticos e acessórios.
“Em cozinhas escandinavas a combinação de branco com os tons de madeiras faz um equilíbrio entre a rusticidade e modernidade, enquanto a madeira traz um toque de aconchego, o branco mantém o espaço luminoso. No estilo industrial, enquanto o aço escuro dos metais e eletrodomésticos deixam o ambiente mais pesado e robusto, o branco entra no projeto para suavizar e criar contraste”, comenta Valene Fonseca, diretora da F3 Bancadas Sustentáveis e design de interiores.
Tendo a chance de abusar das variações de tons claros em todos os estilos, o branco serve como base para a decoração e é facilmente complementada com acessórios e acabamentos para personalizar cada espaço de acordo com a preferência de cada projeto. Outro ponto positivo é a facilidade de manutenção e limpeza, garantindo que a bancada mantenha um aspecto impecável por mais tempo.
Uma bancada branca pode trazer elegância e luminosidade ao ambiente, porém, é importante considerar não apenas a estética, mas também a durabilidade e resistência do material escolhido. Por serem pedras com taxa quase nula de absorção, têm uma resistência muito maior à manchas, além de possibilitar colocar itens quentes e frios diretamente em sua superfície sem que danifique a bancada a longo prazo.
“A manutenção das bancadas em porcelanato é bem simples, um pouco de detergente neutro, água e a bucha daquela verde/amarela em movimentos circulares já é o suficiente para a limpeza. Em caso de sujeiras mais difíceis, pode-se usar saponáceo cremoso ou em pó com os mesmos movimentos circulares ou alvejantes como água sanitária diluída em água”, explica a diretora.
Tendências complementares para a cozinha em 2025
Valene Fonseca reforça que, além de estilo, hoje os projetos estão cada vez mais focados em trazer praticidade no dia a dia em nossos lares. Projetar bancadas que aproveitem cada espaço do ambiente e sejam multiusos - ora para uma mesa de jantar, ora para uma mesa de home office - é um bom exemplo de versatilidade em espaços reduzidos ou que a bancada necessite ter várias funções.
Segundo a design de interiores, as bancadas - a cada dia que passa - estão ficando com um aspecto mais clean e minimalista. Há uma grande tendência em fazer as bancadas retas sem rebaixos para área molhada, o que ajuda na limpeza da bancada, pois evitam acúmulo de sujeiras nesses cantos.
Existem outras tendências em alta como ter os eletrodomésticos alinhados com a bancada sem relevos de suas bordas e o bom uso do Backsplash, ou seja, subir com o mesmo material da bancada na parede até a altura dos móveis superiores.
“Isso mostra que as linhas retas e sem complicações podem se adaptar aos diferentes estilos de decoração, desde o moderno até o clássico tradicional. A simplicidade do design permite que a bancada se torne um pano de fundo neutro para outros elementos decorativos na cozinha”, finaliza Fonseca.