Decorar o quarto do bebê é um momento muito especial e não, não precisa seguir um tema específico! Há quem prefira as propostas mais tradicionais ou quem faça questão de utilizar obrigatoriamente o rosa ou o azul. Mas uma tendência que vem conquistando o coração dos pais são os quartinhos de temas livres, com combinação de cores neutras e alegres e uma boa mistura de estilos.
Entre as vantagens, está uma decoração flexível e versátil, que pode ser reaproveitada e que tem a possibilidade de se transformar à medida em que a criança cresce e seus interesses mudam. Também é possível combinar diferentes elementos e coleções, de acordo com a preferência e estilo de cada família, sem ficar limitado a um tema específico.
Confira algumas dicas e ideias de decoração para quartinhos de bebê com tema livre!
Invista em cores neutras e brinque com as texturas e estampas
Além de criar um ambiente ideal para o descanso e relaxamento do bebê, o uso de cores neutras é versátil, combina facilmente com diferentes estilos de decoração e permite atualizações futuras sem grandes mudanças.
Uma dica é trazer estampas para as almofadas, roupa de cama ou papel de parede, sem seguir necessariamente um tema específico. O resultado é uma decor cool e moderninha, com elementos super simples de misturar.
Padrões como listras, bolinhas ou formas geométricas são fáceis de combinar
A estampa Chevron e seus clássicos zigues-zagues são um exemplo de padrão em alta e que confere movimento a qualquer composição. É preciso dar atenção também às texturas. O uso de tecidos macios e confortáveis, como algodão e linho por exemplo, garante todo o conforto que o bebê precisa.
Use brinquedos e livros como decoração e crie espaços multiuso
Brinquedos, livros e objetos de decoração como tendas e bandeirolas dão personalidade ao ambiente e também são fáceis de mudar no decorrer do tempo. A tenda dossel pode ser usada no berço para proteção do bebê e até em acessórios como colchonete para um cantinho de recreação ou leitura. Outra dica é usar espelhos em formas divertidas, como animais e balões.
Também é possível optar por móveis funcionais, como berços que se transformam em camas, para que o quarto cresça junto com a criança.