O coco é considerado uma das frutas uma das mais versáteis da natureza, sendo rico em calorias e gorduras e capaz de trazer diversas vantagens para o corpo. Além disso, pode ser consumido de várias maneiras.
Segundo a nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da UNINASSAU Recife, campus Boa Viagem, Jussara Pessôa, o coco funciona como "coringa" na alimentação. Ele pode ser inserido na dieta de diferentes formas, seja em salada de frutas, sobremesas de baixa calorias, batido para preparos, entre outras.
"O coco auxilia na saúde cardiovascular por ser uma boa fonte de fibra, principalmente quando está seco e ralado. A fibra tem a função de ajudar na digestão saudável, prevenindo constipação e contribuindo no bom funcionamento do intestino. O consumo moderado também melhora o HDL (colesterol bom) no sangue, pois a fruta possui ácido láurico", afirma a nutricionista.
De acordo com a especialista, os ácidos graxos e a boa quantidade de fibras contribuem no aumento da saciedade e queima de calorias. Dessa forma, o coco se torna uma opção viável para inserir na alimentação de quem pretende gerenciar seu peso de maneiro saudável e das pessoas com diabetes tipo 2, no qual ajuda na manutenção da glicose.
Por fim, Jussara Pessôa destaca os diversos nutrientes da fruta, mas aponta a importância do consumo balanceado. "O coco fornece uma série de variedade de minerais e vitaminas (C e outras do complexo B), além de antioxidantes que protegem as células contra danos e suportam o funcionamento do corpo. Ainda assim, esse alimento precisa ser ingerido de forma moderada, pois é rico em calorias e gorduras, sendo usado em preparos calóricos de pudins, bolos e sorvetes", finaliza.