13/11/2024 às 10h50min - Atualizada em 13/11/2024 às 10h50min

Ubatuba é o destino do feriado: como empreendedores locais se preparam para a alta demanda

Divulgação

Com o feriado do dia 15 de novembro consolidando Ubatuba como a cidade mais procurada do litoral norte de São Paulo, a tranquila cidade, de cerca de 90 mil habitantes, se prepara para receber um aumento expressivo no número de turistas. Essa popularidade traz desafios que exigem preparo dos empresários e empreendedores locais, já que a população pode alcançar 1 milhão de pessoas durante o mês de alta temporada, testando a capacidade da infraestrutura e demandando planejamento eficiente.

Três figuras de destaque no cenário local – Gabriel Santin, da Santin Gelato Artesanal; Davi Macário, do recém-inaugurado Vô Zé e consagrado Raízes; e Luciana Sestari, gerente comercial do Banana Bamboo Ecolodge – compartilham suas perspectivas sobre os desafios e as soluções para enfrentar a alta demanda e garantir a satisfação dos turistas.

À frente da Santin Gelato Artesanal, Gabriel Santin se prepara para mais uma temporada e destaca a importância de gerenciar o estoque de forma eficiente para lidar com o alto consumo de gelatos durante o verão. “Planejamento é essencial. Com o movimento intenso, é necessário garantir que todos os insumos estejam disponíveis e que a equipe esteja pronta para manter a qualidade do atendimento, mesmo nos dias de maior movimento”, explica Gabriel.

No recém-aberto restaurante Vô Zé, Davi Macário encara sua primeira temporada com entusiasmo e expectativa. Apesar da bagagem adquirida à frente do Raízes, restaurante já consagrado na cidade, Davi vê o Vô Zé como uma nova experiência. “Cada negócio tem suas particularidades, e com o Vô Zé estamos preparando a equipe e incorpando o cardápio para atender um público que busca um ambiente descontraído, sem abrir mão da sofisticação”, comenta Davi.

Situado em uma área mais isolada de Ubatuba, o Banana Bamboo Ecolodge enfrenta um cenário diferente. “Aqui, nossos hóspedes buscam um refúgio, então o desafio é manter a experiência tranquila e sustentável, sem comprometer a qualidade do serviço. A alta temporada é uma oportunidade para fortalecer o conceito de preservação que guia nosso trabalho”, ressalta Luciana Sestari, gerente comercial.

Um dos principais desafios em comum para esses empreendedores é a logística de abastecimento. Com o aumento exponencial de turistas, garantir a disponibilidade de insumos frescos e evitar rupturas de estoque se torna uma tarefa complexa. Para enfrentá-lo, eles recorrem ao planejamento antecipado e ao fortalecimento de parcerias com fornecedores locais, permitindo uma reposição mais ágil e eficiente. Davi, por exemplo, investiu em infraestrutura para armazenamento no Vô Zé. “Investir em estocagem é essencial para negócios no litoral”, afirma ele.

Outro desafio compartilhado é a gestão de equipe para manter o padrão de atendimento em meio ao fluxo intenso de clientes. 

Para lidar com essa demanda, eles investem em treinamentos e em contratações temporárias. Gabriel, da Santin Gelato, prepara sua equipe para o ritmo acelerado da temporada, prevendo um aumento de 15% no quadro de funcionários com contratações temporárias. “Estamos ampliando o time para atender com agilidade e acolhimento”, diz Santin.

No Ecolodge, Luciana comenta que as contratações para a temporada já começaram, especialmente nas áreas de cozinha e infraestrutura. “É essencial ampliar a equipe para manter a qualidade que nossos hóspedes esperam, e já contamos com novos integrantes para enfrentar a alta temporada”, conclui.


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