A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, participou, nos dias 2 e 3 de agosto, do 2º Seminário Rede Ruas Completas SP, promovido pela organização não governamental WRI Brasil, realizado em São José dos Campos (SP).
O encontro, que teve como tema “Aproximando cidades e impulsionando ações para segurança viária no estado de SP”, reuniu 15 municípios do estado, além de representantes do Detran, do governo federal e da sociedade civil organizada.
A diretora do departamento de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto, Hellem de Freitas Miranda, representante da cidade no evento, destacou que as discussões foram importantes para compartilhar experiências e buscar avanços.
“Essa reunião fortaleceu o trabalho da rede de cidades, fomentando o apoio múltiplo de técnicos e gestores no desenvolvimento de estratégias para a humanização das intervenções de mobilidade urbana”, disse.
Entre os painéis, foram discutidas estratégias para intervenções físicas e de planejamento que garanta segurança viária, que possam resgatar a atratividade dos espaços públicos para a população, além de oficinas práticas para o desenvolvimento de políticas públicas e projetos que possam tornar as cidades mais seguras e acolhedoras para todos os modos de transporte, com prioridade para os pedestres e para as bicicletas.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Daniel Marques Gobbi, é necessário apoiar iniciativas que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas.
“A participação de Ribeirão Preto nesse evento mostra que queremos evoluir, buscar novas possibilidades para reduzir a violência no trânsito, além de garantir uma cidade mais sustentável” informou.
Esse foi o segundo seminário da Rede, mas o primeiro no formato presencial, e, além de Ribeirão Preto, contou com representantes dos municípios de Bauru, Campinas, Diadema, Francisco Morato, Guarulhos, Jacareí, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Registro, Ribeirão Pires, Santo André, São José do Rio Preto e São José dos Campos.
Projeto Piloto
Atualmente, estão em curso no departamento de Mobilidade Urbana análises do estudo de campo que fornecerão elementos essenciais para o desenvolvimento do projeto piloto Ruas Completas no entorno da Praça Pedro Biagi, no bairro Ipiranga, zona Oeste de Ribeirão Preto.
Em julho, a equipe do departamento realizou reunião aberta com a comunidade daquela região. Além da apresentação do projeto, a população também pode participar ativamente com sugestões e indicação de intervenções.
A implantação está prevista para a Semana da Mobilidade, de 18 a 25 de setembro, que acontece em celebração ao Dia Mundial Sem Carro, comemorado no dia 22 de setembro.
A escolha do local teve como base o critério da segurança viária. O entorno da praça possui intensa circulação de crianças, passível de uma ação específica de acalmamento de tráfego e melhor acomodação das pessoas que circulam pela região, como também de requalificação daquele sistema de lazer.
O projeto conta com o engajamento dos pais dos alunos e também das próprias crianças, que no mês de julho produziram trabalhos artísticos sobre o tema.
Rede Ruas Completas SP
A Rede Ruas Completas SP é um grupo de 20 cidades paulistas comprometidas em implementar ações pela segurança viária. A iniciativa, criada em 2021, é parte da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS), e conta com coordenação e apoio técnico de cinco organizações: WRI Brasil, Vital Strategies, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Instituto Cordial e Respeito à Vida (Detran-SP).
Fonte: CCS Prefeitura Ribeirão Preto