Já é considerado um conhecimento do senso comum que a alimentação influencia diretamente na vida e dia a dia dos seres humanos. Uma rotina regrada do que comer tem impactos positivos em corpo, mente, e até na energia e disposição.
Alimentos que trazem benefícios para o cérebro, aumentam a produtividade, melhoram a memória e ajudam no foco, por exemplo.
Segundo estudos da OMS (Organização Mundial da Saúde), fornecer uma nutrição adequada e tratar as deficiências de micronutrientes pode aumentar os níveis de produtividade em até 20%.
Em conversa com o médico nutrólogo, Dr. Luiz Gustavo Solano, foram citados alguns alimentos que auxiliam e proporcionam ganho de energia e foco. Os principais citados foram a beterraba, salmão, brócolis, chá verde, ovos, chocolate escuro, amêndoas e batata doce.
“As beterrabas são repletas de nitratos, compostos naturais que atuam como vasodilatadores e podem melhorar o fluxo cerebral,” explicou Solano.
Segundo ele, dietas ricas em nitratos também são boas opções.
“O nitrato é capaz de aumentar o fluxo sanguíneo para certas regiões responsáveis pela atenção e autorregulação. Suco de beterraba é repleto de nitratos. Além disso, fornece uma grande dose de ácidos graxos ômega-3, tornando-se um alimento excelente para energia mental e foco”, explicou o médico.
O Dr. Luiz Gustavo Solano também explicou que aumentar a ingestão de ácidos graxos ômega-3, poderia ajudar a melhorar a memória e o desempenho cerebral. Esse tipo de gordura saudável tem inúmeros benefícios, como a diminuição da inflamação até uma melhor saúde cardíaca e pode ser encontrado em alimentos como linhaça, azeite, nozes, amêndoas e até no salmão.
Para quem gosta de brócolis, ele explica que o alimento é rico em fibras, vitaminas e minerais, além de contar com grande quantidade de colina, uma vitamina do complexo B, que, segundo estudos, está envolvida no desempenho cognitivo, no desenvolvimento do cérebro e na função memória.
Para Solano, o chá verde é indispensável.
“Extrato de chá verde poderia ajudar a proteger contra a fadiga crônica e ajudar no emagrecimento. Efeitos bastante poderosos no cérebro. Foi associado com menor ansiedade, melhor memória e maior atenção”, explicou.
Já os ovos, além de ricos em colina, como o brócolis, também são excelentes fontes de proteína, que deixam o organismo saciado por mais tempo.
Sobre o chocolate escuro, o médico explica que pode ser consumido, mas que é preciso moderação.
“É tão bom para a produtividade porque contém cafeína, que pode ajudar a elevar os níveis de energia, concentração e alerta. Também conta com boa fonte de magnésio, um mineral importante que mostrou melhorar a aprendizagem e a memória. Além de ter cacau, que é um poderoso antioxidante por natureza. Porém, apenas 30 gramas já fornece metade das necessidades diárias.”
Para quem pretende implementar o novo cardápio para ser mais produtivo, o Dr. Luiz Gustavo Solano também lembra das amêndoas, que podem aumentar os níveis de acetilcolina, um neurotransmissor que melhora a aprendizagem e a memória, além da batata doce, que é rica em carboidratos complexos.
“A batata doce é rica em carboidratos complexos, é digerida lentamente e causa a sensação de estar saciado por mais tempo, além de estabilizar o açúcar no sangue, fornecer fluxo constante de energia, que ajuda a aumentar a produtividade. Além disso, são ricas em vitamina A e vitamina C, que desempenham um importante papel na função cerebral”, finalizou.