A Lei 11.340 sancionada em 7 de agosto de 2006 completou 16 anos no último domingo e deu origem à campanha Agosto Lilás, em alusão a luta de combate dos casos de violência doméstica no Brasil. Em Ribeirão Preto, a Secretaria de Assistência Social, por meio dos Departamentos de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, preparou atividades relacionadas ao tema, que serão realizadas em diversos equipamentos.
“Diariamente realizamos ações e intervenções com objetivo de promover o enfrentamento da violência contra a mulher. Em datas de conscientização, como o "Agosto Lilás", ampliamos essas ações com objetivo de gerar um processo de sensibilização e reflexão mais difuso, sempre na perspectiva de que todos somos responsáveis. A programação ressalta o empoderamento feminino”, comenta Laura Aguiar, diretora do Departamento de Proteção Social Especial.
O departamento de Proteção Especial realizará atividades no Centro POP, Casas de Passagem, NAEM, CREAS, Saica e uma palestra no Sindicato do Servidores. Já o departamento de Proteção Básica trabalhará o tema nos CRAS e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com famílias e crianças e adolescentes.
Renata Corrêa, secretária de Assistência Social, comenta a data. “Avançamos muito nos últimos anos com relação ao atendimento dessas mulheres. A articulação com toda a rede protetiva garante um atendimento rápido e completo da mulher vítima de violência, mas ainda temos muito trabalho pela frente no que diz respeito à conscientização da sociedade e fazer que todos entendam que em briga de marido e mulher devemos meter a colher sim e salvar essa vítima”, concluiu.
Fonte: CCS Prefeitura Ribeirão Preto