Viajar sozinha é uma experiência enriquecedora que permite às mulheres descobrirem novas culturas, se desafiarem e criarem memórias inesquecíveis. São diversos os destinos que oferecem, muitas vezes, oportunidades até mesmo de uma vida nova, para estudar e trabalhar, por exemplo. No entanto, a segurança ainda é uma das principais preocupações para muitas delas ao planejar uma viagem solo. "Antes de qualquer viagem, é preciso checar se o hotel tem boas referências. Se atentar, ao máximo, com dinheiro e cartões de crédito. Além disso, é importante compartilhar a localização do celular e deixar todas as informações da viagem disponíveis para alguém de confiança, como qual hotel está hospedada, o roteiro, entre outras questões", explica Vitor Vianna, turismólogo e apresentador do Programa Aventureiros.
É preciso se atentar também que alguns países podem ser extremamente perigosos para mulheres que desejam ser viajantes solo. "Todo e qualquer país islâmico, por exemplo, não é um lugar seguro para mulheres porque as leis foram feitas com base nessa crença, que são muito prejudiciais às mulheres e, infelizmente, irreversíveis", pontua Franklin David, apresentador do Programa Aventureiros. Dessa forma, pensando em todas as mulheres que desejam partir para uma jornada de autodescoberta e empoderamento ao viajarem sozinhas, os Aventureiros separaram três destinos ideais e mais seguros para as viajantes conhecerem. Confira, a seguir:
Clique Para Download |
|
França
Com sua mistura incomparável de cultura, história e beleza natural, a França é muito mais do que apenas um destino dos sonhos e pode ser considerado, também, um lugar acolhedor e seguro para mulheres que desejam viajar sozinhas. Reconhecido mundialmente por ser charmoso e vibrante, o país oferece uma infraestrutura de turismo de alta qualidade, além de cidades e regiões onde a segurança e o respeito às mulheres são prioridades. "Com uma infraestrutura turística bem desenvolvida, transporte eficiente e uma cultura que valoriza a independência, as viajantes podem explorar desde as charmosas ruas de Paris até as regiões mais tranquilas do interior do país, com confiança e tranquilidade", ressalta Viana.
Dinamarca
A Dinamarca é reconhecida não apenas por sua qualidade de vida excepcional, mas também por ser um dos melhores destinos para mulheres que viajam sozinhas. Com uma sociedade progressista que valoriza a igualdade de gênero, o país proporciona um ambiente onde mulheres podem explorar com confiança. A capital do país, Copenhague, além de ser muito charmosa, combina com um local mais moderno, enquanto os vilarejos e as paisagens naturais oferecem uma experiência tranquila e inspiradora. "A combinação de uma sociedade que promove a igualdade com uma sensação de segurança, tanto em grandes cidades quanto em pequenas localidades, faz da Dinamarca uma escolha ideal para viajantes independentes", comenta David.
Alemanha
A Alemanha combina um rico patrimônio cultural com um forte senso de segurança e bem-estar. As vibrantes ruas de Berlim são repletas de história e arte contemporânea e as charmosas cidades medievais que o país oferece o tornam uma experiência diversificada que atende tanto às aventureiras quanto às que buscam tranquilidade. "Com uma sociedade que valoriza a igualdade e a inclusão, a Alemanha proporciona um ambiente acolhedor e seguro para as mulheres explorarem com liberdade e confiança", reforça Vitor.
Porém, por mais que esses lugares sejam seguros, os aventureiros reforçam sobre redobrar a atenção em qualquer lugar que estiverem. "Fica o alerta para os pickpockets que, no menor descuido, podem acabar levando algum pertence, mas isso serve para qualquer um, tanto homem quanto mulher", diz Franklin.
De acordo com eles, países como Egito e Turquia não são recomendados também pelos especialistas. "O Egito é lindo, sendo uma experiência única conhecer a mitologia egípcia, mas o ideal é ir com uma agência de viagens que tenha todo o suporte local para você não entrar em situações de risco. A Turquia tem a questão do tráfico de órgãos e prostituição que, inclusive, tentam abafar, mas há diversas histórias absurdas que confirmam isso", pontua Viana.
Outra dica importante que os apresentadores dão é sobre os serviços disponíveis nos destinos escolhidos. "Hoje em dia, com a internet, existem redes de apoio em vários lugares do mundo onde as mulheres se ajudam. Na Europa, por exemplo, existem vários movimentos feministas os quais as mulheres se conectam para uma aventura", comenta David. "Acho que as viagens em grupo com uma agência de viagens pode ser o melhor caminho para evitar transtornos. Apesar da viagem ser em grupo, elas terão momentos livres quando quiserem, mas tendo a certeza de que tem alguém ali que vai fazer uma espécie de monitoramento", finaliza Vitor.
Sobre Franklin David
Natural de Botuporã (BA), no interior da Bahia, o apresentador de TV Franklin David deu início à sua carreira em São Paulo como modelo, sendo o primeiro rosto masculino da marca John John no Brasil, lugar esse que depois foi ocupado pelo astro americano Zac Efron. Do mundo da moda, o jornalista passou a fazer parte do elenco de grandes programas da RedeTV!, como TV Fama, Manhã Maior, com quadro "Momento Fama", e Tricotando. O modelo também já foi eleito o Homem Mais Sexy do país, em 2014. Atualmente, é apresentador do programa "Aventureiros" e sócio da agência de viagens Aventureiros, ao lado de Vitor Vianna. Além disso, o apresentador soma em suas redes sociais mais de 1 milhão de seguidores com seus conteúdos de viagens, moda e lifestyle.
Sobre Vitor Vianna
Nascido em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, Vitor começou a carreira como professor de educação física. Mas como tinha outras paixões, entrou também para o Jornalismo e, em seguida, formou-se como turismólogo. Em 2005, fundou sua própria agência de viagens, a Agência Aventureiros, que nasceu com o intuito de fomentar o turismo na cidade do Rio de Janeiro. Com o passar dos anos, a agência expandiu suas possibilidades, incluindo destinos nacionais e internacionais. A partir de 2020, após o apresentador de TV Franklin David entrar em sociedade, a Agência Aventureiros passou a trabalhar em seu grande diferencial: deixou de lado o turismo em massa e passou a oferecer algo mais intimista e personalizado para os clientes em suas viagens, com mais qualidade e um turismo mais atrativo.