Na manhã de ontem, terça-feira, dia 9 de agosto, foi realizada a abertura do Curso de Desenvolvimento Paralímpico, que conta com o apoio da Prefeitura de Ribeirão Preto, através das Secretarias de Esportes e de Assistência Social. Realizado na Unaerp, até o dia 12, o curso de capacitação é uma forma de tornar o município um polo regional de referência, desenvolvimento e especialização do esporte Paralímpico.
Para o prefeito Duarte Nogueira, o curso possibilita capacitar tecnicamente e fomentar o esporte Paralímpico em Ribeirão Preto. “Poderemos abrir um leque de oportunidades para o maior número possível de atletas Paralímpicos e permitir que esses conhecimentos retornem aos atletas como uma melhor qualificação, para que possam desempenhar o melhor da modalidade escolhida”, afirmou.
Realizada pela primeira vez, em Ribeirão Preto, em fevereiro de 2021, a capacitação volta para a cidade em novo formato, desta vez, apresentando oito Modalidades Paralímpicas, com o intuito de capacitar cerca de 100 professores de educação física da rede de ensino pública, estadual e privada do município, além de entidades que trabalham com a pessoa com deficiência e alunos dos cursos de educação física e áreas correlatas nos últimos anos da formação acadêmica.
“Pela importância das pessoas que estão aqui presentes, vemos o quanto Ribeirão Preto está empenhada no desenvolvimento esportivo Paralímpico, e isso é muito importante para o Brasil”, disse Jonas Freire, diretor de esportes de alto rendimento do Comitê Paralímpico Brasileiro.
O curso prevê a capacitação técnica especializada e proporciona a oportunidade de desenvolver aptidões teóricas e práticas a professores de educação física com o intuito de fomentar o esporte Paralímpico. Essa iniciativa tem como objetivo descentralizar o conhecimento e levar oportunidades no esporte paralímpico a todas as regiões do estado de São Paulo.
“O desafio da inclusão é criar oportunidades. Todos nós somos seres únicos, mas a falta de oportunidades para qualquer pessoa com deficiência, isto sim é uma gravíssima deficiência e nós temos que combater isso permanentemente”, concluiu Duarte Nogueira.
Também participaram da solenidade os secretários municipais de Esportes, André Rubens Trindade e da Assistência Social, Renata Corrêa, e Bernardo Machado Bonini, representando a reitoria da Unaerp.
Fonte: CCS Prefeitura Ribeirão Preto