22/11/2024 às 11h12min - Atualizada em 22/11/2024 às 11h12min

A importância da saúde muscular para a longevidade e prevenção da sarcopenia

Divulgação

Já ouviu falar em sarcopenia? Essa condição, muitas vezes desconhecida, pode afetar silenciosamente a qualidade de vida, especialmente após os 60 anos. “Trata-se de uma patologia caracterizada pela perda progressiva de força e massa muscular ao longo dos anos. Longe de ser apenas um inconveniente estético, essa condição pode ter consequências graves para a saúde e o bem-estar geral. Tais, como: comprometimento da mobilidade; aumento do risco de quedas e fraturas, e maior probabilidade de eventos cardíacos”, explica a Dra. Elaine Dias JK, PHD em endocrinologia pela USP e metabologista.

A médica ressalta que vários estudos científicos indicam que pacientes acima de 60 anos que chegam aos hospitais com sarcopenia apresentam maior risco de morte prematura em comparação com aqueles sem a condição. Por isso, o fortalecimento muscular é extremamente importante para a longevidade. E o melhor controle é a prevenção: “fazer o básico bem feito”, destaca a especialista.

De acordo com a Dra. Elaine, a sarcopenia pode ser prevenida e até mesmo revertida por meio de cuidados muito simples e acessíveis. E cita 4 estratégias essenciais:

  1. Hidratação Adequada: a água desempenha um papel crucial na saúde muscular. Uma hidratação adequada contribui para músculos mais fortes e resistentes.
  2. Ingestão Proteica Balanceada: a proteína é o bloco de construção dos músculos. É fundamental consultar um endocrinologista, metabologista ou nutricionista para determinar a quantidade ideal de proteína para uma dieta apropriada. Em alguns casos, a suplementação alimentar pode ser necessária.
  3. Vitamina D e Cálcio: esses nutrientes não apenas fortalecem os ossos, mas também desempenham um papel vital na saúde muscular.
  4. Atividade Física com Resistência: musculação e pilates são excelentes indicados para combater a sarcopenia. Além de fortalecerem os músculos, essas atividades melhoram a mobilidade e o equilíbrio.

          “A sarcopenia é uma condição séria que merece nossa atenção. Com o aumento da expectativa de vida, é crucial adotarmos hábitos que nos permitam envelhecer com saúde e vitalidade. Ao incorporar essas estratégias em nossa rotina, podemos não apenas preveni-la, mas também garantir uma melhor qualidade de vida. Além disso, nunca é tarde para começar a cuidar da saúde muscular. Consulte profissionais para orientações personalizadas e comece hoje mesmo a investir no seu futuro saudável”, complementa a endocrinologista, Dra. Elaine.

 

Como os suplementos nutricionais podem contribuir com a saúde muscular

 

A nutricionista da Vitafor, Lucila Santinon, especialista em suplementação alimentar, explica que suplementos como Whey Protein e colágenos, além de aminoácidos -creatina, glutamina e BCAA- são essenciais. Eles auxiliam na construção e reparo tecidual, ósseo e celular. “Além disso, o organismo precisa ter níveis adequados de Vitaminas em geral, principalmente complexo B, Vitamina D, C, Zinco, entre outros micronutrientes. Por isso, é fundamental ter prescrição e acompanhamento por um profissional da saúde”, explica.

 

Suplementos fontes de proteína:

 

Colagentek® Protein: é elaborado à base de colágeno hidrolisado com a tecnologia BODYBALANCE®, adicionada aos ingredientes: glutamina, ácido hialurônico, vitaminas C e D, magnésio e zinco. Aliado com a prática de exercícios físicos moderados, pode contribuir para aumento da massa magra, da força e resistência muscular.

 

Wheyfort® 3W: é um suplemento alimentar composto de proteínas de alto valor biológico, nutriente que auxilia na formação dos músculos e ossos.

 

ISOFORT®: produzido com alta concentração de proteína isolada, com menor concentrações de carboidratos e rápida absorção pelo organismo.

 

COLOSFORT®:produzido com Premium Colostrum Protein, que consiste em uma combinação de nutrientes, de fatores imunológicos e fatores de crescimento. Além disso, ele contém ótima concentração de zinco, que auxilia no funcionamento do sistema imune.

 

Aminoácidos:

 

AMINOVITA®: é um suplemento alimentar composto por 9 aminoácidos de origem vegetal: Leucina, Valina, Isoleucina, Lisina, Fenilalanina, Treonina, Metionina, Triptofano e Histidina. Os aminoácidos essenciais não são sintetizados pelo organismo. A única forma de abastecer o corpo com estes nutrientes vem através da alimentação ou suplementação.

 

BCAAFORT®: produzido à base dos aminoácidos Leucina, L-isoleucina e L-valina, com adição de vitamina B6 e vitamina C.

 

CREATINE®: composto por creatina 100% monohidratada de alta qualidade. A creatina é um composto de aminoácidos presente nas fibras musculares. É produzida em pequena quantidade pelo corpo.

 

CREAFORT®: formulação que leva a creatina monohidratada de alta pureza, a Creapure® -marca patenteada e desenvolvida por uma empresa alemã que controla todo o processo produtivo para garantir máxima qualidade e segurança-.

 

Vitaminas:

 

VITA D3 + K2®: é um suplemento alimentar rico em vitaminas D3 (colecalciferol) e K2 (menaquinona-7) e que possui alta concentração de D3 por dose (2.000 UI). A junção das duas vitaminas de forma estratégica ajuda na manutenção muscular, dos ossos e do sistema imune.

 

MAGNÉSIO PLUS: elaborado à base de magnésio e vitamina B6, que auxiliam no metabolismo de proteínas, carboidratos, gorduras e no metabolismo energético.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://avozderibeirao.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp