Os preparativos para a realização da 21ª edição da Feira Internacional do Livro (FIL) de Ribeirão Preto, que neste ano acontece entre os dias 20 e 28 de agosto, movimentam o centro da cidade nos últimos dias. Com a montagem da parte estrutural da feira, a cidade já entrou no clima para receber um dos maiores eventos literários do País.
As instalações na Praça XV de Novembro começaram na semana passada e seguem até a abertura do evento, na próxima sexta-feira, dia 19 de agosto, às 19h30, no Theatro Pedro II. São mais de 250 colaboradores, diretos e indiretos, trabalhando nesta fase que antecede o evento.
A previsão da Fundação é que até o dia 16 de agosto, toda a parte estrutural da FIL estará pronta e visível para a população. A partir dessa data, o local estará disponível para os expositores montarem seus espaços. Nesta edição, serão 32 estandes comerciais e 10 institucionais.
O vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, entidade organizadora da feira, Edgard de Castro, comenta que este processo de montagem proporciona uma vista inusitada a quem passa pelo Quarteirão Paulista. “A Praça XV está muito bonita e os estandes em formato ‘chapéu de bruxo’ dão um ar mágico à praça. É bom sentir de novo que a nossa Feira do Livro está voltando e que logo estará pronta para receber a população”, comenta.
A 21ª edição da festa literária ganha novos espaços, como o Estande da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, que contará com inúmeras atividades gratuitas durante os 10 dias de evento.
Toda programação da Feira do Livro está no site da Fundação do Livro e Leitura (www.fundacaodolivroeleiturarp.com).
21ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto
A FIL será realizada de 20 a 28 de agosto de 2022, com cerimônia de abertura no dia 19 de agosto, às 19h30. Neste ano, o evento será realizado de forma híbrida, ou seja, presencial em vários locais de Ribeirão Preto e com algumas atividades transmitidas ao vivo através da plataforma oficial da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, organizadora do evento.
Na 21ª edição, que tem o tema "Do Caburaí ao Chuí: a força da literatura brasileira", a FIL contará com diversas atividades artísticas, literárias e culturais. Os homenageados são: Ariano Suassuna (escritor), Carolina Maria de Jesus (escritora), Daniel Munduruku (autor infantojuvenil), Magda Soares (autor educação), João Augusto (autor local), José Isaac Peres (patrono) e Isabel Cassanta (professora).
A feira consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país: com 21 anos de história e 20 edições realizadas, já reuniu mais de 3 mil escritores e convidados reconhecidos internacionalmente. Nas edições presenciais, a FIL recebe, em média, um público de 183 mil pessoas e já chegou a oferecer mais de 300 atividades por edição, além de atender mais de 15 mil estudantes.
No ano passado, o evento foi realizado em formato 100% digital, em função do avanço do Coronavírus (Covid-19) no país. Nesta primeira edição on-line, alcançou 30 mil pessoas, em 27 países, em 110 horas de programação.
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 21 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da FIL, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.
CCS Prefeitura Ribeirão Preto