"Considero André Marques um gênio". Foi assim que Milton Nascimento definiu o pianista, compositor e arranjador André Marques, que no dia 5 de dezembro, às 20 horas, estará no palco do Caium, em Ribeirão Preto, para fazer o show de pré-lançamento de seu 21º. álbum, Entrelaços, que sairá pelo selo Blaxtream, em janeiro de 2025.
O disco celebra suas três décadas dedicadas à música e marca um novo capítulo em sua trajetória, unindo músicos de diversas gerações e diferentes regiões do Brasil, criando um verdadeiro entrelaçamento de ritmos, estilos e experiências. É uma obra que reflete tanto a continuidade quanto a renovação: um mergulho em novas sonoridades sem perder de vista as raízes que sempre inspiraram sua arte. Entrelaços representa o ponto de encontro entre o passado, presente e futuro de uma carreira marcada pela inovação e pelo profundo respeito à música brasileira.
"O dom deste camarada é a Música. Ele veio para ficar. Vestido de harmonia, ritmo, bom gosto, técnica e, além de tudo, uma pessoa maravilhosa. Eu tô falando deste genial pianista: André Marques!". São as palavras de Hermeto Pascoal, músico que André acompanha desde 1994.
Nascido em uma família de músicos, Andre Marques é pianista, compositor e arranjador, com 30 anos de carreira, 20 discos gravados e quatro indicações ao Latin Grammy. Faz parte do grupo de Hermeto desde 1994 e com ele gravou dois discos e excursionou por todo o mundo, participando dos mais importantes Festivais de Jazz, além de ter a sua atuação comentada em jornais como "The New York Times"(EUA) e "The Guardian"(Inglaterra), entre outros.
Em 1996, fundou o Trio Curupira, com quem gravou cinco discos. O seu terceiro CD - "Pés no Brasil, cabeça no mundo" - obteve uma indicação para o Grammy Latino desse mesmo ano e para o Prêmio de Música Brasileira de 2009 (antigo Prêmio TIM). Em 2003, fundou a Vintena Brasileira, orquestra de 21 músicos, onde tem a função de arranjador e condutor. Com a Vintena, Andre gravou quatro discos. Em 2009, criou o Andre Marques Sexteto, grupo com o qual aprofundou ainda mais a sua pesquisa sobre os ritmos brasileiros e lançou três cds. Em 2012, também como arranjador, foi vencedor do I Festival "Ars Brasilis", que premiava os melhores arranjos instrumentais de músicas de Milton Nascimento para Big Bands. Em homenagem a Hermeto, Andre está realizando um projeto de gravação de quatro CDs com grandes nomes da música mundial.
Em 2014, criou o Andre Marques Trio, com quem lançou dois trabalhos. Em 2017, dirigiu a Hermeto Pascoal Big Band na gravação de seu primeiro CD, que teve a direção musical geral do próprio Hermeto e ganhou o Grammy Latino de melhor álbum de Jazz, em 2018. Em 2018 lançou o CD "Latino Klassik" – de repertório erudito latino-americano, em duo com a soprano chilena Esperanza Restucci. Também em 2018, lançou "Rio-São Paulo", através do selo Blaxtream, ao lado de Márcio Bahia, Michael Pipoquinha, Eduardo Neves, Jota P e Beth Dau e com as participações de Joana Queiróz e Renata Neves. Com esse CD, André Marques teve sua quarta indicação para o Grammy Latino, em 2019, na categoria "Melhor Álbum de Jazz".
FICHA TÉCNICA
Músicos
Andre Marques - piano, composições e arranjos
Henrique Albino - sax tenor e flauta
Karol Maciel - sanfona
Márcio Bahia - bateria e percussão
Rafael Beck - flautas
Stephanie Borgani - voz
Thiago Espirito Santo - baixo
Engenheiro de som - Thiago Monteiro
Participações especias:
Mônica Morais - voz
Vanessa Moreno - voz
Selo: Blaxtream
SERVIÇO:
ENTRELAÇOS – PRÉ-LANÇAMENTO
Data e horário: 5 de dezembro, às 20 horas
Local: Caium - R. Olavo Bilac, 135 – Vila Seixas, Ribeirão Preto – SP
Preços: R$25,00 (inteira) e R$10,00 (meia/ idosos/ deficiente e estudantes)
Ingressos: https://blaxtreamandremarques.com.br/