Aconteceu na noite dessa terça, 03/12, no Theatro Municipal de São Paulo, o lançamento do Instituto Danilo Santos de Miranda (Instituto DM), uma nova organização voltada à memória e aos fundamentos da filosofia de Danilo Miranda, um dos maiores gestores culturais do país, que ficou à frente do SESC São Paulo por 40 anos.
Idealizado pela família e amigos, o Instituto DM tem como missão preservar a memória e o legado de Danilo e também fomentar iniciativas que auxiliem na realização de projetos educativos e culturais, que possam contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais humana.
Estão previstas como ações prioritárias o desenvolvimento de uma plataforma digital com o acervo de Danilo, constituída por documentos, vídeos, entrevistas, discursos, além de curadoria anuais para financiamento de projetos socioculturais, e a realização de seminários e cursos com foco em cultura, direitos humanos, cidadania e sustentabilidade. Para realizar esses projetos, o Instituto prevê receber doações e fazer a captação de recursos através da Lei Rouanet.
Danilo Santos de Miranda é reconhecido por sua ampla contribuição à cultura brasileira, sendo uma das figuras mais emblemáticas na direção de programas de inclusão cultural, preservação da memória e apoio às mais variadas manifestações artísticas no Brasil e no mundo.
Ele criou um modelo de incentivo à cultura que inspirou políticas públicas, promovendo a profissionalização no setor, de forma inovadora, criando um exemplo de gestão pioneira não só no Brasil.
Seu legado, que impactou milhões de pessoas, precisa ser transmitido às novas gerações, mantendo-se em movimento, porque é uma fonte de inspiração como poucos, é um exemplo concreto, de como a educação e a cultura podem de fato diminuir os abismos sociais de nosso país.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALERIA MAGNABOSCO BLANCO
[email protected]