Com a chegada do final de ano, o que não falta são eventos corporativos e encontros entre amigos e familiares. Seja uma festa, um jantar em petit-comité ou um happy hour informal, o mais importante é sabe como calcular a quantidade de garrafas de vinho que precisam ser providenciadas, afinal, você como anfitrião não quer correr o risco de alguém ficar de “taça vazia”, não é mesmo?
Para te apoiar nesse momento, Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, preparou um guia com estimativas de consumo baseadas em informações técnicas, para que seu evento seja um sucesso à altura das suas expectativas. Confira a seguir as dicas e prepare-se para os elogios!
O que considerar antes de definir a quantidade de bebidas para um evento?
Primeiramente, defina o tipo de evento – se é um encontro informal com amigos, algo mais descontraído ou outras situações que vamos abordar a seguir. Depois, avalie o perfil e o número de convidados, e quantos deles consomem bebidas alcoólicas. A duração do evento é outro ponto a considerar, assim como a previsão do tempo para a data, assim será possível adaptar os tipos de vinho ao clima. Outro ponto importante a definir é o cardápio, pois vinhos devem ser sempre harmonizados.
Como determinar quais tipos de vinho servir num encontro?
Não existe uma regra quanto à diversidade de rótulos. Pode-se optar só por espumante ou por tinto, por exemplo. Ou ainda mesclar tipos diferentes, como espumantes e tintos, ou brancos e tintos, entre outras combinações. Se a ideia é um jantar ou almoço harmonizado, por exemplo, provavelmente será necessário mais de um tipo de vinho, para combinar com cada prato. Já para um evento com serviço de coquetel volante, com petiscos variados, a sugestão é escolher um espumante e um tinto, que atendem bem e vão agradar a um número maior de convidados.
Como o clima influencia a escolha dos rótulos e a quantidade de vinhos?
Em dezembro, o Brasil costuma ser presenteado com dias muito quentes, o consumo de vinhos refrescantes, como espumantes, brancos e rosés, tende a ser maior e o mais recomendado. Outro ponto que contribui para o consumo desse perfil de vinhos é quanto se trata de um evento que acontece durante o dia e ao ar livre. Caso seja algo mais intimista, à noite, com temperaturas mais amenas, dependendo do perfil dos convidados, dá para apostar no consumo dos tintos.
Para cada tipo de evento, uma seleção de vinhos
1 - Festas e ocasiões mais formais
Nessas modalidades de evento, normalmente são servidos dois tipos de vinho: espumante e tinto. Para um evento com cerca de cinco horas de duração, as estimativas de quantidade são:
Se houver outras bebidas alcoólicas, além de vinhos, o cálculo muda para:
2 - Churrasco, a paixão nacional
Se a escolha for reunir amigos e colegas num churrasco informal e divertido, o ponto principal a ser considerado é que pode durar uma tarde inteira, ou seja, é necessário estimar as horas de consumo. Por outro lado, um churrasco traz um aspecto bem positivo: não requer diferentes tipos de vinho.
Um estilo curinga já atende à demanda dos convidados, podendo ser só da categoria espumante como o Espumante Maraví Brut, leve e refrescante, ou um tinto como o Metropolitano D.O. Valle Central Red Blend 2023, que tem um pouco mais de intensidade e complexidade na medida certa, para agradar até os mais exigentes paladares.
Se preferir, sirva mais de um tipo de vinho – vale lembrar que o consumo de espumantes é maior do que o de vinhos tintos, sendo uma garrafa de 750 ml para cada 1,5 a 2 pessoas.
https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-maravi-brut/prod30799.html
https://www.wine.com.br/vinhos/metropolitano-d-o-valle-central-red-blend-2023/prod30214.html
3 - Jantar harmonizado
Para jantares, em geral, o ideal é propor um rótulo para cada prato, mas você pode utilizar na entrada e no drinque de boas-vindas o mesmo vinho, por exemplo. A versatilidade do espumante brut também combina muito bem com esses dois momentos.
4 - Happy hour
Para a diversidade de petiscos, comum nesses encontros, é interessante mesclar vinhos branco e tinto. Outra opção, mais descontraída, é servir apenas espumante brut como o Espumante Veuve D`Argent Blanc De Blancs Brut, que é versátil e combina com a variedade de porções.
https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-veuve-d-argent-blanc-de-blancs-brut/prod8467.html
E quanto à água, como estimar o consumo?
É muito importante que os convidados tenham água à disposição, sendo o evento intimista ou grandioso. A sugestão é de cerca de 400ml por pessoa. Sobre ser com ou sem gás, é mais uma questão de gosto pessoal, ter as duas opções é uma forma de agradar aos convidados. Vale lembrar que em degustações formais ou um almoço/jantar harmonizado, a preferência é para uma água neutra, evitando as versões saborizadas e aromáticas.
Quantas garrafas extras devo ter?
Em qualquer evento é preciso estar atento a imprevistos, incluindo a falta de bebidas, que pode acontecer por vários motivos. Com isso, em dias muito quentes, os convidados tendem a beber mais. O consumo também costuma ser maior quando os convidados gostam muito do vinho servido. Até mesmo o nível de animação da festa pode elevar o consumo.
Para não correr riscos, a dica é somar uma margem de segurança de 20%, no volume total de garrafas. E, se houver mais de um tipo de vinho, mescle os rótulos. É importante ressaltar que se trata de uma estimativa – o consumo real depende do perfil dos seus convidados.
Se o plano for servir um vinho fortificado ou de colheita tardia ao fim da refeição, qual cálculo adotar?
São vinhos bem específicos. Em casamentos, podemos encontrar, por exemplo, o vinho do Porto compondo a mesa de saída. Como o consumo desses exemplares é bem menor em relação aos outros, a estimativa de quantidade sugerida é: