10/12/2024 às 14h39min - Atualizada em 11/12/2024 às 00h00min
Como garantir avaliação de cinco estrelas? Dicas para motoristas de app equilibrarem produtividade e segurança no trânsito
Especialista em mobilidade compartilha orientações para prestar um serviço com segurança e qualidade para os passageiros
NATALIA - AGêNCIA NOAR
Freepik No Brasil, há mais de 1,5 milhão de motoristas de aplicativo, segundo a pesquisa mais recente realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia para Mobilidade (Abemob). Nesse cenário de forte concorrência, se destacar e garantir a produtividade no trabalho, sem comprometer a segurança no trânsito, pode ser um grande desafio.
Para auxiliar os motoristas a planejarem de forma estratégica suas rotinas diárias e maximizarem seus ganhos, Iago Iule, CMO da Hunter — empresa especializada em aluguéis de veículos para terceiros —, compartilha três dicas que podem transformar a maneira como esses profissionais trabalham. Confira, a seguir:
1. Planeje sua jornada com antecedência
Eficiência não se resume apenas ao número de viagens realizadas. Para maximizar os ganhos e otimizar o tempo, planeje sua jornada com antecedência, considerando fatores como horários de pico, áreas de maior demanda e melhores rotas a serem seguidas.
“Em vez de focar no número de viagens, é melhor definir metas de ganhos diários com base no tempo útil disponível, no tráfego e nas necessidades do dia. A flexibilidade é importante, mas sem sacrificar a segurança ou qualidade do serviço oferecido aos passageiros”, comenta Iule.
2. Acompanhe seu próprio bem-estar
Manter uma rotina equilibrada, que respeite os limites físicos, não só melhora a qualidade de vida, como reduz o risco de acidentes, ajuda no processo de tomada de decisão e contribui para uma melhor experiência do passageiro. Portanto, vale lembrar de fazer pausas para comer, se hidratar e suprir as necessidades fisiológicas.
Mas, segundo Iule, o bem-estar emocional do motorista também deve ser monitorado de perto. “O trânsito intenso, as longas horas de trabalho e o contato constante com passageiros podem gerar desgaste mental. É importante fazer pausas e buscar formas de aliviar o estresse, como ouvir música, praticar exercícios físicos ou até mesmo conversar com amigos e familiares quando possível.”
3. Faça manutenção preventiva do veículo
A manutenção preventiva não deve ser vista como um gasto. Ela é um investimento na longevidade do veículo e na segurança do motorista e dos passageiros. Portanto, realizar revisões periódicas, verificar os sistemas de segurança (como freios e pneus) e garantir o bom funcionamento do ar-condicionado, por exemplo, são cuidados essenciais para manter a qualidade do serviço prestado e proteger todos que estão no automóvel.
Antes que os problemas se tornem críticos, tenha atenção aos sinais de desgaste do veículo, como ruídos estranhos ou falhas nos sistemas eletrônicos. “Problemas mecânicos inesperados podem resultar em perdas financeiras significativas, tanto pelo custo do reparo quanto pela interrupção das atividades. Um carro bem mantido reduz os riscos de falhas e melhora a performance geral, como a economia de combustível e o conforto para os passageiros”, diz o CMO.
Sobre a Hunter
A Hunter é uma empresa brasileira especializada em aluguéis de veículos para terceiros. Seu marketplace conecta motoristas profissionais sem carro com investidores que possuem capital e desejam melhores opções de rentabilidade, mas sem abrir mão da segurança. Fundada em 2019 no Rio de Janeiro apenas como locadora, hoje oferece um hub completo de serviços aos motoristas. Também sustenta seu próprio banco digital, o Hunter Pay, com clientes distintos que se conectam por meio dos veículos . Com uma base de aproximadamente 90 mil motoristas cadastrados, a Hunter dá, ainda, a oportunidade de investimento por meio da locação dos automóveis, garantindo renda passiva para os proprietários e completando o ciclo de economia circular.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
NATALIA SANTOS PEIXOTO
[email protected]