Cada vez mais o jornalismo independente ganha força na região. Bem diferente do período em que imperavam apenas veículos de imprensa tradicionais, hoje o município conta com inúmeros portais de notícias bastante consolidados.
É o caso do A Voz de Ribeirão, criado há pouco mais de um mês, fruto de um sonho:
- “Sempre admirei a forma independente de levar a notícia. Acredito que todo jornalista tem a responsabilidade de bem informar e de levar a notícia da melhor maneira possível, sem sensacionalismo”, explicou o jornalista David Florim, à frente do portal e que também atua com assessoria de imprensa.
Outro exemplo importante vem de Barretos. Roberto José Minuncio, à frente do site Região News, que sempre oferece reportagens de várias cidades da microrregião. Segundo ele, os desafios são muitos, e ver o portal ganhando força e relevância com o passar dos anos é gratificante.
- “É um projeto que começou em 2013. Surgiu com a ideia de participar desse novo meio de comunicação a partir da tecnologia. O site vem ganhando espaço cada vez mais. Ano que vem completa 10 anos e é sempre uma busca por notícias, de levar a informação às pessoas”, finalizou Roberto.
Já Décio Rodrigues acorda todo dia às 4h30 da manhã e já fica de olho nas notícias. Além do portal, é também apresentador de rádio e TV em uma emissora de rádio em Sertãozinho, e correspondente do SBT Ribeirão em Sertãozinho, além de apresentar um programa de TV diário no Canal do Boi, Sistema SBA. O site dele, O Fato Regional, cobre várias cidades da região.
- “Acordo às quatro e meia da manhã e já começo a fazer a apuração das notícias regionais. Essas informações eu já subo tudo para o Fato Regional, de uma maneira mais resumida. O foco do site é ser uma ferramenta dinâmica, para quem busca informação da região, mas não tem tempo de ouvir o rádio, ou ficar na frente da TV”, ressaltou.
Nando Medeiros também é um importante jornalista de Ribeirão Preto. Ele está à frente do Portal 016 que tem o intuito de levar as matérias de maneira mais intuitiva para a região, sem texto, com o foco no audiovisual.
- “Noventa por cento do que é publicado no site é no formato de áudio e vídeo, e estamos buscando 100%. Queremos ser uma alternativa para quem não quer, ou não pode, parar para ficar lendo texto. O site está no ar faz 1 ano e meio e está no início do processo. O portal 016 se dedica a toda a região 016, toda a macrorregião de Ribeirão Preto”, explicou.
Nando Medeiros destacou a importância de portais de notícia independentes:
- “É muito importante para a sociedade, é uma colaboração para a região, um jornalismo regionalizado que viva e saiba dos problemas de perto”, finalizou.
Enquanto a mídia tradicional se sustenta, os portais de notícias seguem crescendo na macrorregião, proporcionando credibilidade e independência de opinião.