Tomar café é um hábito comum entre pessoas de todo o mundo. No Brasil, a bebida é a segunda mais consumida, ficando atrás apenas da água. Na média, os brasileiros bebem de três a quatro xícaras por dia, o que equivale a quase 6 kg ao ano, segundo estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Organização Internacional do Café e Dieese.
De um total de 193 países, o Brasil ocupa a décima quarta posição dos países que mais consomem café. Na liderança do ranking está a Finlândia, com um consumo médio de 12kg por ano. Contudo, a explicação para o alto consumo no país nórdico são as baixas temperaturas.
Quantidade ideal
Segundo o médico nutrólogo, Dr. Luiz Gustavo Solano, por mais irresistível que a bebida possa ser para a maioria dos brasileiros, é preciso tomar alguns cuidados, já que o consumo exagerado pode trazer efeitos colaterais indesejados.
Adulto saudável com cerca de 70 kg: De 300 a 400 miligramas de cafeína (o equivalente a 4 xícaras de café coado).
Adolescentes: 100 miligramas de cafeína (cerca de 1 xícara de café coado).
Gestantes e lactantes: 200 miligramas de cafeína (cerca de 2 xícaras de café coado).
Sensíveis à cafeína: De 100 a 200 miligramas de cafeína.
Benefícios
O café apresenta uma série de benefícios, se consumida na quantidade adequada. Segundo o médico nutrólogo Dr. Luiz Gustavo Solano, a bebida auxilia em inúmeros sentidos:
- “O café pode ajudar a acelerar o metabolismo, facilitando a queima de calorias. Além disso, ocorre o fortalecimento da memória e do coração, diminuição do diabetes e alívio dos sintomas do Mal de Parkinson, além de proteger contra o Alzheimer”, explicou.
Riscos
Apesar de a quantidade de benefícios ser significativa, o consumo excessivo de café está relacionado à inúmeras situações que poderiam ser evitadas, se consumido adequadamente:
- “A pessoa, fazendo uso desenfreado da bebida, pode sofrer taquicardia, causada pelo aumento da pressão arterial e elevação dos batimentos cardíacos. Além disso, a bebida também ativa alguns grupos musculares, provocando tremores. Outros possíveis riscos provocados pelo consumo exagerado são irritabilidade, ansiedade, inquietação e insônia, além de dor de cabeça, refluxos gástricos e o aparecimento de úlcera”, esclareceu.
Portanto, para conhecer sobre qual a quantidade ideal de café para seu dia a dia, além de adotar outros hábitos alimentares, é importante consultar um médico nutrólogo.