A Secretaria de Assistência Social, através do Departamento de Gestão do Sistema Municipal de Assistência Social, promoveu no último dia 25 de agosto, o 14º Encontro da Educação Permanente, onde foram abordados temas referentes a atuação do profissional de psicologia no SUAS e seu papel na política pública, em homenagem ao dia do psicólogo comemorado dia 27 de agosto.
O encontro aconteceu na Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP) e teve como palestrantes a psicóloga Suzana dos Santos Gonçalves Souza, que atuou por 33 anos na Secretaria Municipal da Assistência Social e Ana Carolina Ferreira Castanho, docente no curso de Psicologia da Universidade Paulista de Ribeirão Preto.
Elas destacaram a importância da psicologia dentro do SUAS para a contribuição e execução de uma política de assistência social mais humana em busca do fortalecimento dos vínculos sociais.
“Hoje tive a imensa alegria em retornar e reencontrar diversos colegas com os quais atuei na SEMAS, sendo um dia muito especial pois compartilhei minha trajetória e experiências enquanto psicóloga na Política da Assistência Social, e mediante a recepção afetuosa com a qual fui recebida, me gerou o sentimento de pertencimento mesmo após três anos aposentada, me dando a certeza de ter cumprido o meu papel enquanto profissional e de ter feito a diferença na vida de tantas pessoas mediante os atendimentos realizados, e que contribuíram para o meu crescimento e para que eu me tornasse uma pessoa melhor a cada dia”, destacou Suzana dos Santos.
“O lugar de fala de cada pessoa é um retrato de sua história, caminhada, escolhas, oportunidades e também do território ao qual ela é inserida. O atendimento técnico é o encontro destas singularidades. O profissional da assistência social tem o grande desafio de criar pontes e possibilidades, respeitando o lugar de fala, promovendo a seguridade social e autonomia de seus usuários. As capacitações são relevantes pois nos fazem refletir, amadurecer e adquirir conhecimentos a respeito das tantas singularidades, histórias que atravessam nosso trabalho possibilitando o fortalecimento da equipe e o crescimento contínuo”, explicou Ana Carolina.
Participaram técnicos e gestores do Departamento de Proteção Especial Básica e do Departamento de Proteção Social Especial da Assistência Social de Ribeirão Preto.