Assembleias ordinárias marcam o início do ano nos condomínios

27/01/2025 07h00 - Atualizado há 3 semanas
Assembleias ordinárias marcam o início do ano nos condomínios
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Com o início do novo ano, os condomínios de todo o país estão se preparando para realizar suas assembleias ordinárias. Essas reuniões, que geralmente ocorrem entre janeiro a abril, são fundamentais para definir as diretrizes e orçamentos dos condomínios para os próximos 12 meses, bem como para apresentação das contas da gestão, referente ao exercício anterior.
 
Na região de Ribeirão Preto são mais de 5 mil condomínios, entre comerciais e residenciais.
 
De acordo com o advogado condominial, Luiz Fernando Maldonado, durante as assembleias ordinárias, os condôminos terão a oportunidade de receber a prestação de contas e de discutir e aprovar o orçamento do condomínio para o novo ano.
 
- “A prestação de contas, na verdade, já ocorre todo mês, no corpo do boleto, onde vem o resumo das receitas e despesas e na assembleia ordinária é apresentado apenas um resumo, onde também os condôminos podem apresentar suas dúvidas, embora seja recomendável já irem tirando elas durante o ano”, explicou o profissional, que continuou.
 
- "Quanto ao orçamento, este incluirá todas as despesas necessárias para a manutenção e administração do condomínio, incluindo gastos com segurança, limpeza, manutenção de equipamentos e pagamento de impostos", ressaltou.
 
Além disso, as assembleias ordinárias também serão o momento para eleger ou reeleger os membros da gestão de condomínio, que será responsável por administrar o condomínio durante o próximo ano.
 
"É fundamental que todos os condôminos participem das assembleias ordinárias, pois é nesse momento que são definidas as diretrizes e orçamentos do condomínio para o próximo ano", afirma o advogado Luiz Fernando Maldonado.
 
Para ajudar os condôminos a se prepararem para as assembleias ordinárias é recomendável que eles tenham os seguintes pontos em mente:
 
- Terem olhado a prestação de contas de todo o ano;
- Conhecimento das despesas do condomínio;
- Relatório de atividades do condomínio no ano anterior;
- Propostas de melhorias, investimentos e reformas para o condomínio.

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