O maestro Claudio Cruz rege a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto na série Concertos Especiais de setembro. O concerto será dia 10, às 19h, no Theatro Pedro II. No programa, obras do compositor norueguês Edvard Grieg e do tcheco Antonín Dvorak. Cruz foi maestro titular da orquestra ribeirão-pretana de 2001 a 2003 e de 2005 a 2011.
Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto
Comemora seu centenário em outubro de 2022 com uma programação especial. É a maior orquestra do interior paulista - além dos instrumentistas, tem dois coros (um adulto e outro infantil) que se apresentam regularmente. Há 100 anos, enriquece a agenda cultural da cidade com concertos e montagens de óperas e apresentações especiais em praças, igrejas, parques etc. Através do Projeto Tocando a Vida, promove educação, inclusão, cultura e formação de novos instrumentistas e coralistas com aulas gratuitas à população em quatro núcleos da cidade - na sede (Rua S. Sebastião 1002), EMEF Nelson Machado (Jardim Maria Casagrande), EMEF Honorato de Lucca (Jardim Salgado Filho) e FRASOL-Fraternidade Solidária São Francisco de Assis (Parque Ribeirão Preto).
Programa:
GRIEG (1843-1907) Peer Gynt Suite No.1/No.2
Morning Mood. Allegreto pastorale
The Abduction of the Bride (Ingrid’s Lament). Allegro furioso
Aase’s death. Andante doloroso
Anitra’s Dance. Tempo di Mazurka
Arabian Dance. Allegretto vivace
Peer Gynt’s Journey Home. Allegro agitato
Solveig’s Song. Andante
In the Hall of the Mountain King. Alla marcia e molto marcato
DVORAK (1841-1904) Danças Eslavas Op.46 (36’00)
Furiant. Presto
Dumka. Allegretto scherzando–Allegro vivo
Polka. Poco Allegro
Sousedská. Tempo di menuetto
Skocná. Allegro vivace
Sousedská. Allegretto scherzando
Skocná. Allegro assai
Furiant. Presto
Claudio Cruz
Premiado pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), Prêmio Carlos Gomes, Prêmio Bravo, Prêmio Concerto, Grammy Awards entre outros. Tem atuado como regente convidado em diversas orquestras no Brasil, América do Sul, EUA, Europa e Ásia. Foi diretor musical da Orquestra de Câmara Villa-Lobos, regente titular das sinfônicas de Ribeirão Preto, Campinas e da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi spalla da Osesp de 1990 a 2012.Atuou como diretor musical e regente em diversas montagens de ópera. Com a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo participou de festivais no Brasil e exterior. Atualmente é Regente e Diretor Musical da Orquestra Jovem do Estado de SP e primeiro violino do Quarteto de Cordas Carlos Gomes.
AGENDA
Série Concertos Especiais da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto
Data: 10/9
Horário: 19h
Local: Theatro Pedro II
Ingressos: bilheteria do Theatro Pedro II e no site https://bit.ly/