Modernidade, fluidez e segurança no trânsito. As obras do programa Ribeirão Mobilidade geram melhor qualidade de vida para a população com projetos inovadores que garantem acessibilidade, estímulo a deslocamentos sustentáveis, ciclovia e nova iluminação. Nesta quarta-feira, 7 de setembro, foi inaugurado em Ribeirão Preto o trecho 02 - 03 do corredor de ônibus Norte-Sul, que integra o programa Ribeirão Mobilidade e conta com dez quilômetros de extensão, totalizando 30 quilômetros já entregues à população, além de 23 quilômetros de ciclovias.
O trecho inaugurado compreende as avenidas Mogiana, Paschoal Innecchi, Meira Júnior e Independência, além da implantação das passarelas na praça da Bíblia Monumentos, na rotatória das avenidas Meira Junior, Treze de Maio e Capitão Salomão, instalação de gradil na avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, implantação de rede de esgoto e dutos de semaforização inteligente na avenida Independência e implantação de duas estações de embarque e desembarque de passageiros e de duas passarelas, facilitando o trânsito de pedestres no local.
No final de abril deste ano, foi entregue a primeira etapa do Corredor de Ônibus Norte-Sul (trechos 2 e 3), que fica na avenida Independência, entre a rua João Penteado até o bairro Jardim João Rossi. A rotatória das avenidas Independência e Professor João Fiusa foi totalmente remodelada, solucionando antigo problema de trânsito no local. Em toda a extensão do corredor de ônibus foram realizadas melhorias para garantir acessibilidade aos pedestres, com sinalização eletrônica inteligente, que detecta a presença do ônibus e abre para garantir a fluidez do trânsito.
As esquinas contam com rampas de acesso para cadeirantes, com piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia. Foi implantado um recapeamento reforçado nas faixas preferenciais para garantir maior tempo de uso e menor risco de danos devido ao peso dos veículos, além do piso de concreto nas paradas de ônibus.
“O corredor de ônibus norte-sul ligará a cidade entre o Ribeirão Shopping ao Ribeirão Verde. Continuaremos com esses investimentos para que possamos além das melhorias de infraestrutura de mobilidade, mudar a nossa frota de ônibus, implantando melhorias como ar-condicionado, suspensão pneumática, conectividade, pontualidade e segurança, garantindo ainda mais dignidade e respeito aos usuários do transporte coletivo”, destacou o prefeito, Duarte Nogueira.
O secretário de Obras, Pedro Pegoraro, afirmou que essa é uma das entregas mais significativas para o município. “O trecho 02 - 03 que está sendo inaugurado é estruturado e diferente dos demais que estamos construindo. São 26 paradas ao longo dos dez quilômetros de corredores, facilitando a vida dos usuários do transporte coletivo, além da implantação de 23 quilômetros de ciclovias que já estão sendo entregues à população”, disse o secretário.
Demais Trechos - O trecho 1, entre as avenidas Thomaz Alberto Whately e Recife foi inaugurado no mês de maio. A obra recebeu a implantação de 1,5 quilômetro de ciclovia na avenida Magid Simão Trad, no bairro Adelino Simioni. A ilha central da avenida Thomaz Alberto Whately foi reduzida para a implantação de galeria de água pluvial e bocas de lobo, que não existiam no local. Iluminação, calçadas com rampas de acesso para cadeirantes e piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia, guias e sarjetas, são outras melhorias feitas no local para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente àqueles com dificuldades de mobilidade. Já o trecho 04 está em fase licitatória para implantação do corredor nas avenidas Independência, Ligia Latuf Salomão, Braz Olaia Acosta e Coronel Fernando Ferreira Leite.
Corredor de Ônibus Norte-Sul - O maior em extensão de Ribeirão Preto, conta com cerca de 20 quilômetros, divididos em quatro trechos. Ao todo, serão implantados 11 corredores de ônibus em Ribeirão Preto, num total de 56 quilômetros percorrendo as principais avenidas do município, além de pontes, túneis e viadutos que irão proporcionar maior conforto a 4.154.118 usuários do transporte público.
Monumento ao Bicentenário da Independência do Brasil em Ribeirão Preto - Com a frase "O amor da liberdade deve ser, na frase bíblica, invencível como é a morte; deve, como o apóstolo, ter a sede do infinito; deve ser grande como o universo que o contém.", de José Bonifácio, patrono da Independência do Brasil, o monumento foi inaugurado. A figura do Dom Pedro I é uma representação estilizada do quadro do Pintor Pedro Américo, onde ele representa o grito da Independência em aço inox, um material nobre, enaltecendo a importância de um homem que recebeu a alcunha de Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva.