Durante a pandemia muitas pessoas ficaram fragilizadas. Além dos obstáculos naturais do dia a dia, a população esbarrou no medo causado pela doença avassaladora e de início, desconhecida.
Fugas psicológicas se acentuaram sentimentos de ansiedade e depressão ficaram cada vez maiores e mais frequentes durante o isolamento social. Muitas vezes, as saídas encontradas foram o álcool, fumo, alimentação exagerada e outras tantas válvulas de escape prejudiciais à própria saúde física e mental.
Naqueles dias sombrios, diferentes pessoas sentiram-se impelidas a fazerem algo a mais em prol da coletividade. Foi o caso da empresária Tuane Lemos, que ao lado do neuropsicólogo Bruno Pellicani, fundaram o Projeto Oráculo.
O Projeto Oráculo pretendia oferecer atendimentos psicoterapêuticos através de seus parceiros às pessoas fragilizadas com valores acessíveis. - “Eu percebi o quanto era importante nossa atuação naquele momento. As pessoas estavam expostas emocionalmente, falidas, enlutadas, tristes e com medo. Era um misto de sentimentos negativos e descontrolados”, explicou a empresária Tuane Lemos.
Em pouco tempo o número de pacientes saltou, e o de profissionais da saúde também.
- “Hoje contamos com 15 profissionais parceiros, ao todo. São 12 psicólogos e psicólogas, além de nutricionista, fonoaudióloga e psicopedagoga. Ainda queremos ampliar o número de profissionais da saúde e demais áreas de atuação, pois entendemos que as pessoas seguem muito fragilizadas e a demanda é crescente. A ferida está aberta, então alguns pacientes necessitam, além do tratamento psicoterapêutico, de um acompanhamento multidisciplinar”, orientou.
Já foram atendidos através do Projeto Oráculo mais de mil pacientes nas mais diferentes abordagens psicoterapêuticas e nos mais diversos atendimentos multidisciplinares.
Tuane Lemos sabe que todas as pessoas precisam de alguém para conversar. E buscar entender a causa do sofrimento através de um atendimento especializado proporciona mudança na qualidade de vida de cada um, dentro de suas necessidades individuais.
- “A nutricionista, por exemplo, estimula o paciente a se alimentar melhor, e em conjunto com a psicoterapia, trabalham fugas que podem, à médio ou longo prazo, comprometer a saúde geral do paciente. Atenção à saúde fisiológica e a mental nunca é demais e caminham sempre juntas”, finalizou a empresária.
Já o neuropsicólogo Bruno Pellicani acrescenta que nunca é demais buscar ajuda profissional.
- “Todos necessitam de um(a) psicólogo(a). Imagino que quase todos pensem assim. Ocorre que nem sempre as pessoas têm recursos para passarem por atendimentos profissionais adequados. Agora todos podem, já que os valores são acessíveis e adequados a realidade sócio econômica de cada um. Se a pandemia potencializou a necessidade por atendimentos, sabemos que as dificuldades do dia a dia mudaram e afetaram a saúde mental de formas diferentes em cada um, já que nem todos têm a mesma força no enfrentamento das situações”, destacou.
O projeto foi desenvolvido para quem busca por um atendimento presencial ou online com qualidade e valores acessíveis. O Projeto Oráculo conta com dois prédios para atendimentos presenciais. O primeiro na Rua Triunfo 1349 no Jardim Botânico, e o segundo na Rua Fagundes Varella 65, na Vila Seixas. Agende sua consulta e cuide de você!