Campanha apresenta o Programa de Inclusão Profissional de pessoas com deficiência que tem método comprovado internacionalmente

Empresas recebem consultoria especializada, preparação de equipes e acompanhamento pós-contratação para assegurar inclusão sustentável e de impacto positivo

SARAH ABRãO
21/07/2025 10h35 - Atualizado há 8 horas
Campanha apresenta o Programa de Inclusão Profissional de pessoas com deficiência que tem método comprovado
Foto: Divulgação

Em julho, a lei federal que criou cotas para a contratação de pessoas com deficiência (Lei 8.213/91) completa 34 anos. Mas, mesmo após todo esse tempo, a admissão e a retenção desses profissionais ainda são desafios para muitas empresas.

Para encarar esses desafios, e garantir que a inclusão seja sustentável e positiva para as pessoas e para as empresas, o Instituto Jô Clemente (IJC), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, usa o método internacionalmente reconhecido do “Emprego Apoiado”. E lança agora a campanha “O talento não tem rótulo. Inclua. Contratar não pode ser um problema. É A SOLUÇÃO.”

A campanha busca engajar as empresas a descobrirem o talento que reside além das barreiras. A contratação de pessoas com deficiência não deve ser vista apenas como o cumprimento de uma obrigação legal mas, também, como oportunidade para inovação e desenvolvimento. Com o método do “Emprego Apoiado”, o IJC oferece às empresas por meio do Programa IJC Inclui +, que tem como objetivo promover a inclusão e retenção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, oferecendo soluções completas para empresas que desejam cumprir a Lei de Cotas de forma eficaz, construir ambientes diversos e produtivos, e reduzir taxas de rotatividade.

Por meio de uma abordagem estruturada, com consultoria especializada, preparação de equipes e lideranças, recrutamento, seleção e acompanhamento pós-contratação, o programa aplica o método do Emprego Apoiado, reconhecido internacionalmente, garantindo um processo de inclusão sustentável e de impacto positivo para empresas e colaboradores.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam uma disparidade preocupante: apenas 26,6% das pessoas com deficiência estão empregadas, em comparação com 60,7% da população sem deficiência. O dado evidencia a urgência de ações que eliminem barreiras estruturais e criem oportunidades reais para que esses profissionais possam contribuir com seu trabalho e enriquecer os ambientes corporativos.

Ao promover a inclusão de profissionais com deficiência, as empresas contribuem para uma sociedade mais justa e diversa e também observam benefícios significativos em suas equipes, como:

  • Aumento da produtividade: colaboradores com deficiência contribuem para os resultados da equipe, trazendo competências, organização, proatividade e compromisso. 
  • Estímulo à criatividade: a diversidade de vivências e perspectivas amplia a capacidade de inovação, favorecendo soluções mais criativas e eficientes para os desafios do dia a dia.
  • Fortalecimento da cultura organizacional: promover um ambiente inclusivo, que valoriza todas as pessoas, fortalece a cultura de respeito, colaboração e equidade.

O Programa IJC Inclui + é uma resposta estratégica e completa à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Com foco em gerar impacto positivo para empresas e colaboradores, o Programa oferece suporte individualizado tanto para os profissionais quanto para as organizações, atuando em todas as etapas do processo de inclusão.

Desde a qualificação e preparação para o processo seletivo até o acompanhamento contínuo no ambiente profissional, o Programa garante que a inclusão seja um modelo sustentável e de longo prazo. O trabalho é baseado no método do Emprego Apoiado, reconhecido internacionalmente, que assegura um processo inclusivo, estruturado e adaptado às necessidades de cada empresa e colaborador.

"Nosso objetivo com o Programa IJC Inclui + é criar pontes entre profissionais com habilidades únicas e empresas que valorizam a diversidade como um motor para o crescimento e inovação", afirma Flávio Gonzales, coordenador de Inclusão Social do Instituto Jô Clemente (IJC).

Pensando nas principais dúvidas e desafios enfrentados pelas empresas, o Programa oferece consultoria especializada, recrutamento e seleção personalizada, alinhamento de perfis, apoio à contratação e treinamentos de equipes e lideranças. A proposta é promover ambientes acolhedores e demonstrar que a inclusão é uma solução estratégica, que traz inúmeras vantagens para o ambiente corporativo.

Com foco na retenção, o Programa IJC Inclui + se destaca por seus resultados: 93% dos profissionais incluídos permanecem nas empresas, reflexo de um trabalho consistente, baseado no respeito à individualidade e na valorização de cada pessoa.

"Incluir é ampliar os horizontes: para o profissional com deficiência, que conquista sua independência e realiza seu potencial, e para a empresa, que enriquece sua cultura e impulsiona seus resultados com talentos diversos", conclui Flavio.

Depoimento dos nossos parceiros

"O impacto positivo dessa parceria é evidente não apenas na vida dos nossos colaboradores, mas também na cultura da nossa empresa. A inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual tem enriquecido nosso ambiente de trabalho, promovendo uma cultura de valorização da diversidade e equidade", menciona Leandro Corrêa - Gerente de Gente, Equidade e Inclusão do Arcos Dourados.

"A parceria com o Instituto Jô Clemente (IJC) tem sido essencial para fortalecer nosso compromisso com a Inclusão Profissional. O apoio técnico e humano do IJC nos ajudou a criar um ambiente mais preparado e acolhedor, promovendo não só a empregabilidade, mas também o desenvolvimento de uma cultura mais diversa e empática na Afya”, afirma Isabelle de Oliveira Sobrinho, Afya – Recrutamento e Seleção.

Depoimento dos nossos atendidos

"Conheci o Programa IJC Inclui + em 2010, por meio da minha mãe. Desde então, fui encaminhada para diferentes oportunidades, sempre com orientação e apoio. Hoje, trabalho como Auxiliar Administrativo de Apoio no Laboratório Fleury. O Programa foi essencial na minha vida. Ele me proporcionou confiança, autoestima, autonomia e mostrou que posso ocupar meu espaço na sociedade com dignidade e respeito. Aprendi a me comunicar melhor, trabalhar em equipe e ser uma profissional de confiança", destaca Flávia Aquilino Marcondes Cezar, Auxiliar no Labotatório Fleury. 

"Trabalhar na Afya tem sido uma experiência transformadora. Encontrei um ambiente acolhedor, com pessoas colaborativas. Agradeço ao Instituto Jô Clemente (IJC) por viabilizar essa oportunidade de inclusão no mercado de trabalho e pelo apoio contínuo no meu desenvolvimento pessoal e profissional", diz Rafael Henrique de Andrade Cabral, Aprendiz na Afya.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SARAH ABRÃO CARDOSO
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp