Conhecido por transformar o entretenimento em experiência cultural, o festival Na Praia apresenta o tema da edição 2025: Itália. Com cenografia assinada pela Oceano Arquitetura, o evento propõe uma viagem visual e sensorial pelo país europeu das praças florentinas aos vilarejos da costa mediterrânea, em pleno cerrado brasiliense.
Mais do que um cenário, o espaço foi pensado como um percurso simbólico que liga o interior ao litoral italiano. A experiência começa no Boulevard e no Pórtico, com referências à Ponte Vecchio e ao Palazzo Pitti, atravessa galerias de arte a céu aberto, chega à Arena com releitura do Coliseu, passa por vilas como Positano e Cinque Terre, até alcançar uma faixa de litoral inspirada na Sicília e na Puglia.
“A ideia foi criar uma cidade afetiva, onde cada espaço desperta uma memória ou sensação, seja pela arquitetura clássica, pela natureza ou pela estética romântica”, explica a arquiteta Mariana Mares. O projeto mistura elementos históricos como colunas, fontes e esculturas com materiais naturais, formas orgânicas e estruturas sustentáveis, equilibrando tradição e contemporaneidade.
Mais do que estética, o projeto propõe uma narrativa. A circulação pelo espaço segue um roteiro cultural: o visitante “entra” pela arte, vive o presente nas praças e ruas e descansa à beira-mar. Cada setor do festival faz referência a uma região da Itália de Roma e Milão ao sul do país.
A Oceano Arquitetura, referência nacional em cenografia imersiva, reforça mais uma vez seu estilo único de projetar: criar espaços que não apenas encantam, mas também contam histórias.
Sobre a Oceano
A Oceano Arquitetura se destaca no mercado de experiências cenográficas, abrangendo projetos tanto de pequeno quanto de grande porte. Especializada em cenografia para eventos online e off-line, arquitetura comercial, ativações de marca e design de parques temáticos, a empresa prioriza a viabilidade técnica e financeira de seus empreendimentos.
A Oceano já esteve à frente de outros importantes projetos cenográficos em várias cidades brasileiras, como o CoMA em Brasília, o Bali Park em Luziânia, e o Parque Aquático Multiparques em Balneário Camboriú. A empresa também já foi responsável pela ativação da Budweiser no Lollapalooza 2024 e no Corona Sunset 2023, ocorrido na Praia do Preá, Ceará.
Conheça os sócios
A empresa é composta por quatro sócios. Mariana Mares Guia é arquiteta formada pela UFMG e com um Master em Architecture and Sustainability na Bélgica, é especialista em projetos comerciais e institucionais.
Já Thalisson Alexandre Silva Mesquita traz sua expertise em Arquitetura e Urbanismo pela UniCeub e pós-graduação em Conforto Térmico e Ambiental pela UnB, destacando-se no setor imobiliário e em eventos como Na Praia e Carnaval do Parque. Gustavo de Sousa Vasconcelos Goes também está à frente da Oceano e combina sua formação em Arquitetura e Urbanismo pela UnB com uma pós-graduação em Teoria e História da Arquitetura, focando em projetos comerciais e expografia desde 2006.
Por fim, Victor Ricardo Holanda Freitas é formado em Desenho Industrial pela UnB e concentra-se em arquitetura comercial e direção criativa para cenografia de eventos e ativações de marca desde 2017.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SUENIA MICHELLE QUEIROZ DANTAS
[email protected]