Hora de mostrar força nas pernas e habilidade para encarar as trilhas de uma região repleta de belezas. De quinta-feira (4) a sábado (6) próximos, o Ibiti Projeto, em Lima Duarte (MG), recebe pelo quarto ano consecutivo o Sertões MTB Ibitipoca, terceira e decisiva prova do Sertões MTB Cup, campeonato de mountain bike Maratona (XCM). Os ciclistas com bicicletas convencionais e E-Bikes (que contam com assistência de um motor elétrico) vão lutar não apenas pela camisa de líder e a vitória nas respectivas categorias, mas também por pontos importantes para chegar ao título.
Subir e descer serão os verbos mais conjugados pelos atletas ao longo dos três dias de desafio. Na quinta-feira, o Prólogo, com 20 km de extensão e 1.000m de variação altimétrica, abre a disputa. A segunda etapa, com 43 km e 1.700m de ganho de elevação, vai exigir estratégia. Será necessário administrar o esforço e a carga da bateria (no caso das E-Bikes) para um longo trecho final morro acima. O sábado é o único dia com percursos diferenciados: as bicicletas convencionais terão pela frente 47 km (e 1.700m de altimetria), enquanto as elétricas completarão 42 km (1.500m de desnível). Ao longo da prova, não faltarão momentos especiais, como a chegada junto à Big Family, as estátuas gigantes em em ferro reciclado criadas pela artista norte-americana Karen Cusolito e trazidas ao Brasil do festival norte-americano Burning Man.
Novidades também não faltam para este ano. Uma delas é a criação da categoria Turismo (E-Bikes), reservada para o sábado. Como o próprio nome indica, ela se destina a quem quer pedalar sem a pressão da competição e conhecer em detalhes o cenário exclusivo do Ibiti Projeto – uma reserva privada com área estimada em 6 mil hectares que inclui cachoeiras, lagos, mirantes, grutas e cânion.
Outra atração será a inédita festa de premiação para encerrar o Sertões MTB Ibitipoca e o Sertões MTB Cup em grande estilo. No sábado à noite, depois que os vencedores da prova e os campeões da temporada subirem ao pódio, será a vez de um show de Wilson Sideral e banda. O cantor, compositor e instrumentista mineiro promete transformar o Ibiti Projeto em uma grande pista de dança a céu aberto com seus sucessos. O público em geral também poderá participar – os ingressos estão disponíveis no https://bit.ly/ingresso_
Como nas duas primeiras provas do campeonato (Sertões MTB Mantiqueira e Sertões MTB Nova Lima), grandes nomes do Mountain Bike marcam presença em Ibitipoca. Casos de Albert Morgen, Sherman Trezza de Paiva; Hugo Prado Neto, João Paulo Firmino, Lukas Kaufmann, Márcio Ravelli, Miguel Giovannini e Luciano "Kdra" Lancellotti entre os homens; de Isabella Ribeiro e Roberta Kelly Stopa no Feminino.
O Sertões MTB Cup
A organização do Sertões, o maior rally das Américas, resolveu levar o DNA da poeira também para as bicicletas em 2022, ano da primeira edição do Sertões MTB Ibitipoca. No ano seguinte, uma nova prova se juntou ao calendário, em Pirenópolis (GO) e o surgimento de um campeonato – o Sertões MTB Cup –, em 2024, se tornou consequência lógica. A atual temporada foi aberta com o Sertões MTB Mantiqueira, na Reserva Pinho Bravo, em Campos do Jordão. Em seguida foi a vez do Sertões MTB Nova Lima (MG), percorrendo as trilhas do entorno do CSul Lagoa dos Ingleses. O Sertões MTB Ibitipoca e a Cup têm a realização do Instituto Sertões.
Aspas
Daniel Spolidorio, diretor de prova
"Esta será a edição mais desafiadora e completa do Sertões MTB Ibitipoca, com direito a trechos inéditos, como é o caso do segundo dos três dias. As trilhas são maioria no percurso e a altimetria está bem distribuída, mas será necessário ter atenção e estratégia para as subidas. Acredito que os atletas sairão satisfeitos com o que preparamos".
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RODRIGO GINI MADEIRA
[email protected]