Sertões MTB Ibitipoca abre desafio nesta quinta-feira (4)

Prólogo nas trilhas do Ibiti Projeto, em Lima Duarte (MG) é primeiro teste para os ciclistas nas bicicletas convencionais e E-Bikes. Prova que encerra o Sertões MTB Cup 2025 vai até sábado

IMPRENSA SERTõES
03/09/2025 17h42 - Atualizado há 15 horas
Sertões MTB Ibitipoca abre desafio nesta quinta-feira (4)
Gabriel Heusi/Sertões

Hora de ganhar as trilhas de um paraíso natural para o Sertões MTB Ibitipoca, terceira e decisiva prova do Sertões MTB Cup 2025, campeonato de Mountain Bike Maratona (XCM). Nesta quinta-feira, um Prólogo com 20 quilômetros de extensão desafia os quase 400 ciclistas nas categorias Pro (para bicicletas convencionais) e E-Bike (bicicletas com o auxílio de um motor elétrico) no Ibiti Projeto, em Lima Duarte (MG). Em jogo, a oportunidade de vestir a camisa azul de líder e sair na frente na disputa pela vitória geral. 

A partir das 10h, os atletas largam individualmente para encarar um percurso com 1.000m de variação altimétrica, sinônimo de caminhos morro acima e força nas pernas. Um trecho em downhill nos quilômetros finais promete proporcionar diversão e compensar o esforço. Se ainda restarão dois dias de pedal pela frente, cada segundo pode fazer a diferença para a classificação final, tanto do Sertões MTB Ibitipoca quanto da Cup. No caso das E-Bikes, sem a preocupação com a economia de bateria, será possível aproveitar toda a ajuda do motor.

A expectativa e a ansiedade para o início da competição são comuns mesmo para os mais experientes. Vencedor das duas etapas anteriores da Cup (Mantiqueira e Nova Lima) na Solo Masculino Elite, o mineiro Sherman Trezza de Paiva encara pela primeira vez as trilhas do Ibiti Projeto e buscou informações com o colega de equipe João Paulo Firmino, primeiro na edição 2024. Na E-Bike Feminino Elite, promessa de mais um duelo entre as amigas e também mineiras Isabella Ribeiro e Roberta Kelly Stopa que, por ser de Juiz de Fora, corre praticamente em casa. Já o fluminense Albert Morgen, igualmente acostumado a pedalar na região, larga para conquistar o bicampeonato na E-Bike Masculino Elite. 

A véspera da largada já deu aos ciclistas a chance de entrar no clima da prova, com o reconhecimento de parte do Prólogo. Foi ainda o momento de retirar os kits de participação, participar da primeira confraternização e acompanhar o briefing com as orientações da direção de prova.

No sábado, a festa de premiação dos vencedores do Sertões MTB Ibitipoca e dos campeões da Cup promete agitar o Ibiti Projeto com show de Wilson Sideral e banda.



Aspas

Isabella Ribeiro, E-Bike Feminino Elite

"As expectativas são sempre ótimas, as edições anteriores foram sensacionais e tenho certeza de que não será diferente. O percurso terá novidades mas, pelo que vi de quilometragens e altimetrias, não deve fugir muito do que foram os outros anos. A briga pelo campeonato com a Roberta está animada, mas não vou andar pensando nisso. O principal objetivo é me divertir, e o que viver a mais é lucro".


Sherman Trezza de Paiva, Solo Masculino Elite

"Eu competi nessa região há alguns anos, mas essas trilhas serão novidade para mim, ainda mais no formato do Sertões MTB. Pedi algumas dicas ao JP (Firmino) e vai que a prova será dura fisicamente e com muitas trilhas. Espero me divertir ao longo dos três dias".
 

Sertões MTB Ibitipoca 2025
 

Programação

4/9 - Prólogo
20 km / 1.000m de variação altimétrica

5/9 - Primeira etapa
43 km / 1.700m de variação altimétrica

6/9 - Segunda etapa
Pro: 47 km / 1.700m de variação altimétrica
E-Bike: 42 km / 1.500m de variação altimétrica


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RODRIGO GINI MADEIRA
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp