Colaboração entre UNICEF e GSK contribui com a atenção primária e saúde preventiva em mais de 2 mil municípios brasileiros
Por meio da parceria, avanços foram feitos com foco na atenção básica de crianças e adolescentes
BRUNA QUINTANILHA
09/09/2025 18h16 - Atualizado há 10 horas
Freepik/ Licença gratuita
Após 9 meses do início da parceria estratégica entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) a GSK e, os primeiros resultados para a promoção da saúde pública no Brasil já podem ser contabilizados. Com presença em mais de 2 mil municípios brasileiros, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, a iniciativa do UNICEF contribui para avanços na atenção primária, em especial na imunização e nutrição, atendendo crianças, adolescentes e gestantes, por meio da capacitação de profissionais, mobilização de gestores e engajamento comunitário, incluindo adolescentes e jovens.
Entre os indicadores já alcançados pelo programa de Saúde do UNICEF, com a parceria estratégica da GSK estão:
- Seis capacitações de AIDPI Comunitário (Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância) realizadas em cooperação com a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), que impactaram 230 Agentes Indígenas de Saúde e beneficiaram 2.300 crianças de até 5 anos em seus polos-base;
- Lançamento do Anuário VacinaBR durante o Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde marcou um importante momento de mobilização, reunindo 13 mil profissionais e 1 mil secretários de saúde. O material foi produzido pelo Instituto Questão de Ciência (IQC) com apoio da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e parceria do UNICEF;
- Adesão, até o momento, de 500 Unidades de Saúde e Educação no País à estratégia do UNICEF Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI).
"Por meio de sua agenda de Saúde, o UNICEF tem o compromisso com o Brasil de ajudar a garantir a cada menina e menino o direito de se desenvolver de forma integral e crescer com saúde. Os resultados alcançados nos últimos meses evidenciam o quanto é importante que governos, sociedade civil, setor privado, terceiro setor, famílias e os próprios jovens estejam conosco nessa missão. Nossas parcerias viabilizam que a gente chegue em mais crianças", destaca Luciana Phebo, Chefe de Saúde e Nutrição do UNICEF no Brasil.
“A parceria com o UNICEF fortalece nosso compromisso com a saúde pública e com a promoção da equidade. Ao lado de um dos maiores defensores da infância no mundo, essa colaboração tem contribuído para ampliar o acesso a serviços essenciais e fortalecer políticas públicas em regiões historicamente vulneráveis do Brasil”, destaca Patrick Eckert, presidente da GSK Brasil.
Lançada em dezembro de 2024, a colaboração entre GSK e UNICEF tem como foco três frentes prioritárias:
- Saúde e Desenvolvimento Materno-Infantil, com ênfase em vacinação e cuidados primários;
- Nutrição na Primeira Infância e Adolescência, com promoção de dietas saudáveis e sustentáveis;
- Saúde do Adolescente, incluindo saúde mental, sexual, reprodutiva e prevenção ao HIV/AIDS.
Entre os destaques das ações que devem ser concluídas por meio da parceria, até o final de 2025, estão a capacitação de mais de 5 mil profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social; a mobilização de 10 mil adolescentes em temas como saúde mental, dignidade menstrual e mudanças climáticas; e o atendimento direto de até 100 mil crianças de 0 a 6 anos por meio da estratégia Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI), que certifica unidades básicas de saúde que apresentam avanços em indicadores como vacinação, aleitamento materno e acompanhamento nutricional.
Além disso, a estratégia do Programa de Saúde do UNICEF no Brasil, que possui a GSK como um dos parceiros estratégicos, prevê um evento com gestores públicos e representantes da sociedade civil, e a realização de até 35 oficinas de capacitação voltadas à implementação do novo ciclo do Selo UNICEF (2025–2028), uma das principais estratégias de fortalecimento de políticas públicas para a infância no país.
Outros marcos institucionais já em curso incluem o acompanhamento da iniciativa Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI), que é um processo de certificação das unidades básicas de saúde que alcançam metas estabelecidas. Durante o ciclo da UAPI, o fortalecimento do sistema de saúde público é feito através da articulação com autoridades locais, qualificação dos profissionais dos serviços, e empoderamento das famílias. A UAPI acontece em 6 capitais brasileiras e tem o potencial de crescimento para mais 2 cidades nesse ciclo.
“Essa parceria é simbólica e reforça o nosso compromisso com o futuro do Brasil. Acreditamos que é unindo ciência, tecnologia e talento que conseguimos ampliar o impacto social da saúde e transformar realidades de forma concreta e sustentável”, completa Patrick.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BRUNA OLIVEIRA QUINTANILHA
[email protected]