A Unimed Nordeste Paulista promoveu, entre os dias 16 e 18 de setembro, a TechWeek 2025, no Centro de Eventos do Hotel Mont Blanc, em Ribeirão Preto. O encontro reuniu 169 participantes, entre congressistas e visitantes, consolidando-se como um dos mais relevantes fóruns de inovação em saúde do interior paulista.
No total, 34 Unimeds singulares do Estado de São Paulo estiveram representadas, além de 24 empresas patrocinadoras, que marcaram presença em estandes e dinâmicas de negócios. A presença de entidades como OCESP (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e lideranças nacionais reforçou a relevância institucional do evento.
Programação de Alto Nível
O primeiro dia foi marcado pela Palestra de Abertura com Rodrigo Iafelice dos Santos, ex-cofundador da StartSe, que trouxe reflexões sobre tecnologia, propósito e transformação global. Ainda no dia 16, a mesa de discussão sobre Projetos Inovadores, mediada por Alex Bertoldi, contou com representantes da Unimed do Brasil, Unimed FESP e Seguros Unimed.
No segundo dia, o destaque ficou para o case Cartão de Saúde, apresentado por Ricardo Pais (Unicard S.A.), e para a palestra sobre Car-T Cell e Células-Tronco, ministrada pelas pesquisadoras Dra. Virgínia Picanço e Dra. Kelen Malmegrim de Farias, referências em terapias celulares.
A mesa sobre Sustentabilidade das Operadoras, conduzida pelo presidente da Unimed Nordeste Paulista, Dr. Eduardo Portioli, trouxe debates sobre os desafios impostos pelos medicamentos de alto custo.
No dia 18, o encerramento do evento foi marcado pela Palestra de Walter Longo, referência em Transformação Digital, Inovação e Liderança Estratégica e a final da Competição Pulso Inovador que mobilizou 15 projetos inscritos, dos quais três se destacaram:
1º lugar: Unimed Franca – Jornada Integrada de Valor em Saúde (VBHC) da Gestante
2º lugar: Unimed Nordeste Paulista – Indexia
3º lugar: Unimed Araraquara – Agente de Transporte Digital
Para o presidente da Unimed Nordeste Paulista, Dr. Eduardo Portioli, o evento superou as expectativas e reforçou o papel do cooperativismo em saúde:
“A TechWeek mostrou a força da inovação quando unimos ciência, gestão e cooperação. Tivemos dias intensos de aprendizado e troca, que projetam a Unimed e o cooperativismo paulista para o futuro da saúde no Brasil.”
Impacto
Com três dias de debates, networking e apresentações de alto impacto, a TechWeek 2025 reafirmou o compromisso da Unimed Nordeste Paulista em ser um vetor de transformação, aproximando inovação, gestão e políticas públicas para um sistema de saúde mais sustentável e eficiente.