Desde 1980, é celebrado em 27 de setembro o Dia Mundial do Turismo, data estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT) para comemorar uma década do estatuto da OMT que trouxe, como principal objetivo, destacar a importância econômica, social e cultural que o turismo exerce.
Considerada uma cidade estratégica pela sua localização geográfica e seu grande potencial financeiro, Ribeirão Preto possui potencial para receber turistas de diversas modalidades, segundo o Ministério do Turismo e o CIET (Centro de Inteligência Turística do governo do Estado de São Paulo).
Ribeirão Preto recebeu, em 2022, a classificação de categoria “A” no Mapa do Turismo Brasileiro. A classificação, que vai de “A” a “E”, foi divulgada pelo Ministério do Turismo em abril deste ano e reflete a ampla oferta de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a quantidade de visitantes domésticos e internacionais, entre outros fatores, que contribuíram para que a cidade alcançasse o topo do ranking.
Boa parte dessas qualidades são influenciadas diretamente por políticas públicas de incentivo ao setor. Nos últimos meses, a Secretaria da Cultura e Turismo vem trabalhando para propor projetos que intensifiquem a divulgação da cidade e sirvam de apoio ao Trade Turístico.
Para José Venâncio Júnior, diretor de Turismo, Ribeirão Preto conta com um grande potencial emissor e receptor de turistas. “Trabalhamos para executar projetos que deem suporte e intensifiquem a divulgação da nossa cidade, servindo de apoio ao Trade Turístico e demonstrando o quanto nossa rede hoteleira é qualificada, o setor gastronômico é amplo e diversificado, e que temos variedade de pontos turísticos, mobilidade urbana, além de comércio e serviços de alta qualidade”, afirmou.
A cidade conta com um guia turístico impresso, com 48 páginas de indicações de locais para lazer, prática de esportes, compras, locais históricos e os principais eventos. O material já havia sido distribuído no estande da prefeitura durante a realização da 28ª Agrishow e, a partir de agora, o material está disponível para a população no Ponto de Informação Turística (PIT), localizado no Centro Cultural Palace.
Além do guia turístico, a cidade conta com o Portal Turismo Ribeirão (www.agenda.ribeirao.br), site que pode ser atualizado pelos próprios empresários da cidade, com a curadoria de uma equipe especializada. O site disponibiliza os equipamentos culturais e turísticos, além de bares, restaurantes e hotéis de Ribeirão.
Eventos como a Agrishow, a maior feira do agronegócio da América Latina, bem como os festivais de música (Ribeirão Preto recebeu nos últimos meses shows internacionais com as bandas Kiss, Guns N' Roses e Iron Maiden), são atrativos para o turismo no município, promovendo a vinda de visitantes e impactando diretamente setores como hotelaria, restaurantes e bares.
O totem “#Eu amo Ribeirão”, inaugurado nas festividades do aniversário de 165 anos da cidade, com 1,7 metro de altura e 6 metros de extensão, já é uma referência turística e instagramável no centro da cidade. Também foram instalados totens interativos no Aeroporto Leite Lopes, com informações gerais da cidade, principais pontos de informações, locais para hospedagem, alimentação, lazer e eventos.
Outro ponto turístico que logo será aberto para visitação é a Maria Fumaça, que ficava exposta na Praça Francisco Schmidt, região central de Ribeirão Preto, e foi totalmente restaurada. Com a construção de novo local para instalação no Parque Maurílio Biagi, a Maria Fumaça será mais uma opção turística da cidade.