Ribeirão Preto recebe nesta quinta-feira, dia 29 de setembro, às 20h, no Theatro Pedro II, espetáculo premiado “Henrique IV”, que conta a história de um homem que sofre um acidente e passa a acreditar ser um imperador de oito séculos atrás.
Adaptação do texto de Luigi Pirandello, escrito em 1922, a peça fala sobre a psicologia dos loucos e como a loucura é uma forma de representação e de simulação também. “Henrique IV” parece ser louco aos olhos de seus companheiros, mas finge estar louco porque só aos loucos é dado o direito de dizer certas verdades.
Depois de descobrir que a Marquesa Matilde da Toscana (interpretada por Rosana Stavis), a mulher que ama, tem um caso com seu melhor amigo, Barão Tito Belcredi (André Hendges), o protagonista Chico Carvalho interpreta Henrique IV, cai de um cavalo e sofre um acidente, supostamente provocado pelo próprio Belcredi. Como bate a cabeça numa pedra, perde os sentidos da realidade, enlouquece e, estando a caminho de uma festa à fantasia, o nobre passa a acreditar que é o próprio imperador Henrique IV.
Sua irmã, vendo-se incapaz de curá-lo e com pena do estado em que se encontra, constrói uma réplica da corte para que ele possa viver nela, contratando atores para se fazerem passar por cortesãos. Passado algum tempo, o nobre recupera a memória, mas continua a se fazer passar por louco ao perceber que não tem uma vida de verdade para a qual possa voltar. Sua farsa é descoberta no dia em que Matilde e Belcredi chegam à falsa corte para tentar curá-lo.