Seja por necessidade ou oportunidade, a verdade é que o brasileiro demonstra uma grande capacidade para empreender. Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Economia, o Brasil registrou um recorde no número de novas empresas abertas em 2020 ao encerrar o ano com uma média de 20 milhões de negócios ativos, o que representa um aumento de 6% em comparação a 2019. Já em 2021, o país saiu da 13ª posição no ranking de empreendedorismo mundial para a sétima, com base na pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor.
A decisão de abrir o próprio empreendimento parece ser uma aposta garantida. No entanto, embora seja uma trajetória cheia de desafios que exige coragem e resiliência, há uma estratégia que contribui para o sucesso nessa jornada: dar um passo de cada vez. Especialmente, em ocasiões de empreender pela primeira vez.
Para quem deseja evitar assumir um grande compromisso de imediato, uma ótima alternativa é investir em um negócio que não precise de funcionários. Inclusive, um recém divulgado estudo do Sebrae identificou que esse modelo de trabalho vem sendo a preferência dos brasileiros. No País, nove em cada dez empreendedores trabalham por conta própria Ou seja, uma média de 90% dos profissionais autônomos desenvolvem todas as funções da empresa, desde o investimento inicial até a venda ou a prestação de serviços.
De acordo com Gustavo Almeida, CEO da Take, startup que atua com identificação por inteligência artificial (IA) na operação de smart vending cooler, o grab and go é um dos modelos que permite empreender sem funcionários.“O conceito, que em português significa pague e leve, funciona a partir da premissa de um estilo de vida rápida, em que oferece ao consumidor estruturas refrigeradas em uma espécie de “estação”, nas quais é possível pegar alimentos e bebidas prontas e embaladas para serem consumidas em qualquer lugar”, diz.
Essa tendência, que ganhou força no início da pandemia, hoje faz parte do dia a dia de condomínios, hotéis, academias, supermercados, bares, lanchonetes e até mesmo em restaurantes. “Essa iniciativa é extremamente prática tanto para quem consome como para aqueles que fornecem esse tipo de serviço. Nessa proposta, clientes pulam etapas, como fazer o pedido com antecedência, aguardar o preparo e até mesmo aguardar em filas para realizar o pagamento, pois existem tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) que já debita o valor do item adquirido de maneira automatizada via aplicativos”, explica Almeida.
Atualmente, a Take está presente em todo o território nacional com mais de 2.500 pontos de vendas que contam com smart vending cooler de bebidas alcoólicas ou sem álcool disponíveis ao longo de 24 horas, sete dias da semana sem a necessidade de um vendedor para a finalização da compra. Outro modelo de negócio que se destaca no mercado por oferecer ao empreendedor um baixo investimento e menos burocracia na operação é o honest market.
O ‘mercado honesto’, em tradução livre, trata-se de uma tendência na qual não há o papel do atendente no processo de compra, promovendo um auto atendimento totalmente com base na confiança de que o cliente irá cumprir com todas as suas obrigatoriedades. “O conceito está mais próximo da nossa realidade do que pensamos. É possível, por exemplo, encontrar o honest market em totens de restaurantes e até mesmo em máquinas de vendas de presentes e tickets no metrô”, pontua Douglas Pena, CRO da Minha Quitandinha, rede de minimercados autônomos.
Entre as vantagens dessa iniciativa, o executivo aponta principalmente conveniência e segurança. “Esse tipo de empreendimento garante ao consumidor a facilidade de ter fácil acesso a itens básicos do cotidiano no próprio condomínio ou no local em que está hospedado, alinhando praticidade e segurança”, reforça. A Minha Quitandinha que também opera por 24 horas, nos sete dias da semana e sem terceiros, apresenta um portfólio com mais de 700 itens que vão desde congelados a produtos de limpeza e higiene pessoal. Para o consumidor, todo o processo é intuitivo via aplicativo: basta escanear o código de barras dos produtos que deseja adquirir com o smartphone e pagar diretamente pelo app, via cartão de crédito ou débito cadastrado. Ao todo, a rede conta com 115 franqueados com 125 lojas em funcionamento.
E para quem deseja ter um empreendimento individual, listamos abaixo mais 8 franquias.
Lavô: maior franquia de lavanderias self-service do Brasil. Com a missão de democratizar e simplificar o serviço, a franquia dispensa funcionários e pode ser gerenciada à distância, através do sistema online. A rede conta com modelos para condomínios, lojas e até contêineres.
Quantas unidades têm atualmente: 450 unidades
Investimento inicial total: a partir de R$ 149 mil
Previsão de retorno: 18 meses
Mr. Fit: rede pioneira em fast-food de alimentação saudável no Brasil. A franquia oferece opções de refeições, sanduíches e outras iguarias saudáveis, como estrogonofe de biomassa de banana e sucos funcionais, além de um cardápio Low Carb e o franqueado vende refeições congeladas sem sair de casa, com a ajuda de aplicativos de entrega, ou pode optar por distribuir as marmitas em comércios de sua região.
Quantas unidades têm atualmente: 514 franquias, sendo 78 lojas físicas
Investimento inicial total: R$ 6 mil, inclui taxa de franquia.
Previsão de retorno: De 4 a 12 meses
CleanNew: rede especializada em higienização e blindagem de estofados. Os serviços também podem ser realizados em veículos como carros, barcos e aeronaves.
Quantas unidades têm atualmente: 46 unidades nacionalmente e internacionalmente
Investimento inicial total: a partir de R$ 34.610 mil, incluso equipamentos, estoque, kits e uniforme e taxa de franquia
Previsão de retorno: A partir de 6 meses
Prospecta Analytica: A Prospecta Analytica é uma solução de Big Data que fornece informações sobre as principais empresas, profissionais e lojistas nas áreas da saúde, agronegócio, construção civil e business no Brasil. Na plataforma digital, é possível encontrar dados como fornecedores, endereços, serviços e atividades de cada setor. Os clientes acessam as informações a partir de uma assinatura mensal
Quantas unidades têm atualmente: 110 unidades
Investimento inicial total: a partir de R$ 50 mil, já com taxa de franquia
Previsão de retorno: Até 6 meses
Franquias CotaFácil: a Franquias CotaFácil é a maior rede de consórcio e seguros do Brasil e foi idealizada com o intuito de atender as necessidades e o bolso de pessoas que têm o desejo de se tornarem donos do seu próprio negócio.
Quantas unidades têm atualmente: 124
Investimento inicial total: a partir de R$ 13.997 mil, já com a taxa de franquia
Previsão de retorno: entre 6 e 12 meses
CredFácil: no mercado desde 2004, a rede atua no ramo de empréstimos e financiamentos consignados e tem como missão, oferecer soluções financeiras a pessoas que necessitam de crédito.
Quantas unidades têm atualmente: 700
Investimento inicial total: a partir de R$ 29 mil, já com taxa de franquia
Previsão de retorno: 6 meses
Franquia Sollar Energy: atua no ramo de soluções em energia fotovoltaica e tem a missão de oferecer energia renovável, que respeita o meio ambiente para todas as casas, empresas e também em áreas rurais.
Quantas unidades têm atualmente: 36
Investimento inicial total: a partir de R$ 23.997 mil, já com taxa de franquia
Previsão de retorno: até 4 meses
DinDinCred: franquia de soluções financeiras completa, que atua no ramo de empréstimos e financiamentos consignados, oferecendo diversos produtos como: cartão de crédito, financiamentos de imóveis e automóveis, seguros, capital de giro, consórcios dentre outros serviços.
Quantas unidades têm atualmente: 90
Investimento inicial total: a partir R$ 14.997, já com a taxa de franquia
Previsão de retorno: a partir de 3 meses