Funcionários, consumidores e lojistas comemoraram o aniversário de 122 anos do Mercado Municipal de Ribeirão Preto, mais conhecido como Mercadão, um dos mais movimentados pontos de comércio da cidade.
Diversas atividades foram realizadas, como um ato ecumênico no início da manhã, apresentações musicais e de artes marciais, distribuição de pipoca e algodão doce, além da montagem e distribuição do tradicional bolo de aniversário.
O Mercado Municipal, localizado no quadrilátero entre as ruas São Sebastião, José Bonifácio, Américo Brasiliense e avenida Jerônimo Gonçalves, começou a ser construído em 1899. Com uma arquitetura grandiosa, foi inaugurado em 1900, sendo alto e com cobertura envidraçada, feito de tijolos de barro. Assim que passou a funcionar, tornou-se um marco para a cidade, quando abastecia muitas famílias de todas as classes sociais do município e da região.
Mas o prédio original do Mercado Municipal difere muito do Mercado Municipal de hoje, pois, em 7 outubro de 1942, um curto circuito motivou o grande incêndio que destruiu o imóvel, tornando-o inabitável.
Em 1956, surgiu a proposta de construção de um novo Mercado Municipal. Após 16 anos da tragédia, o então prefeito, Costábile Romano, inaugurou o prédio. A partir do dia 28 de setembro de 1958, o novo prédio do Mercado Municipal retomou impulso econômico.
Projetado pelo engenheiro Jaime Zeiger, o novo prédio passou a exibir uma arquitetura moderna, inovadora para a época. Com 4.150 metros quadrados divididos por um corredor principal e cinco corredores secundários, o prédio tem sua parte externa revestida por pastilhas, agraciada com uma obra do artista Bassano Vaccarini.