As obras de implantação do viaduto na avenida Brasil sobre a Thomaz Alberto Whately, que pertence ao programa Ribeirão Mobilidade, seguem em ritmo acelerado para beneficiar o trânsito da região Norte de Ribeirão Preto.
Após a montagem do cimbramento metálico (permite suportar o peso do concreto e transmiti-lo ao chão, além de manter a movimentação dos operários) para o escoramento da laje em concreto, começou a montagem das formas que irão receber o cimento da laje superior.
Também está sendo preparada a fundação da terra armada do lado norte e sequência da implantação da terra armada do lado sul. Ambas são a preparação da construção dos acessos ao viaduto.
Com a conclusão do viaduto, deixa de existir a rotatória que interligava as avenidas e que atualmente, nos horários de pico, causa um fluxo intenso naquela região, com o deslocamento de cerca de seis mil veículos por hora e mais de 50 ônibus do transporte público.
A obra irá beneficiar os moradores dos bairros Ribeirão Verde, Jardim Aeroporto, Avelino Palma, Adelino Simioni, Heitor Rigon, Distrito Empresarial, Quintino Facci I e II, Tanquinho, Vila Elisa, Vila Brasil e os passageiros do Aeroporto Leite Lopes.
Sobre a obra
Com nove metros de altura em seu ponto mais alto e 110 metros de extensão, serão construídos dez tubulões em concreto, com 12 metros de profundidade, para receber toda a estrutura do viaduto, que contempla 30 mil m² de pavimentação, 200 toneladas de aço, 1,5 quilômetro de drenagem e dez mil m³ de aterro.
O valor total que será investido no viaduto é de R$ 19.441.235,95. A obra se interliga diretamente ao viaduto que está sendo construído na avenida Brasil sobre a Mogiana, por cima daquela rotatória, passando pelo alargamento da ponte sobre a linha férrea.