18/07/2022 às 13h00min - Atualizada em 18/07/2022 às 13h00min
Prefeitura lança programa PIX Ribeirão
Foto: Guilherme Sircili
A prefeitura de Ribeirão Preto segue o trabalho de oferecer mais comodidade à população. Por isso, lançou na tarde do dia 14 de julho (quinta-feira) , o programa PIX Ribeirão, mais uma modalidade de pagamento para dar agilidade e praticidade aos cidadãos ribeirão-pretanos. O PIX Ribeirão já está em funcionamento.
“A inovação é uma nova tecnologia, fruto do conhecimento humano e que passa a ser aplicado de uma nova forma. Este é o papel do que sempre estamos trabalhando, de oferecer uma cidade inteligente, que trabalhe por uma melhor qualidade de vida de toda sua população”, explicou o prefeito Duarte Nogueira.
O PIX Ribeirão está disponível para todos os serviços oferecidos pela Secretaria da Fazenda, como pagamento de IPTU, ISS, autos de infração e dívida ativa. O pagamento será feito por QR Code, disponível nas contas via internet e boletos para pessoas físicas e jurídicas. No caso do IPTU, como já foram emitidos os carnês, o serviço está disponível apenas pela internet e, em 2023, foram emitidos com os carnês de IPTU.
A opção do pagamento via PIX, além de trazer mais praticidade ao munícipe, promove também maior agilidade nos processos, como o pagamento da certidão negativa de débitos, que demora em média dois dias para ser contabilizado e, agora com o novo sistema, por meio do PIX Ribeirão, em 30 minutos será possível ter o documento quitado.
Para Afonso Reis Duarte, secretário da Fazenda, o Pix é uma ferramenta que deu certo no Brasil, já que cerca de metade da população já utiliza o sistema. “É uma ferramenta que deu muito certo. São cerca de 260 mil boletos por mês, média de R$126 milhões no primeiro semestre de 2022, que agora poderão ser pagos através do Pix, deixando os pagamentos mais fáceis”, disse.
Nos últimos anos, a Prefeitura trabalha para levar aos ribeirão-pretanos mais inovação e menos burocracia nos serviços oferecidos, como o programa Prefeitura sem Papel, que já economizou mais de R$4 milhões com tramitação de processos por meio digital.
O IPTU também se modernizou, com a opção digital do imposto. O novo formato lançado em 2021, possibilita o recebimento das guias de pagamento e demonstrativos de lançamento do IPTU por e-mail e também a visualização e impressão das guias para pagamento à vista ou parcelado.
Toda essa tecnologia implantada em Ribeirão Preto, contribui para o uso consciente dos recursos naturais, como a economia do consumo de papel. Atualmente, são feitos em torno de 330 mil lançamentos de IPTU na cidade, sendo 10 mil já no formato digital. Com o PIX Ribeirão, mais recursos naturais serão economizados.
Fonte: CCS PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO