Desde o final do ano passado, com o início da implantação de sistema de monitoramento eletrônico de vigilância em áreas da Saerp, o número de registros de furtos nesses locais diminuiu significativamente.
No total, foram implantados sensores de presença, alarme e câmeras em 91 áreas. Esses equipamentos são ligados em uma central de monitoramento 24 horas e, qualquer invasão ou tentativa, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Polícia Militar são acionadas.
Com a implantação desses dispositivos, os furtos e tentativas foram diminuindo ao longo dos meses. No primeiro semestre de 2022, foram registradas 38 ocorrências, sendo que em junho não houve nenhum furto. Já em 2021, nesse mesmo período, foram 59 ocorrências.
Segurança nas áreas
Além de reduzir os custos da Secretaria em manutenção, os dispositivos de segurança auxiliam na garantia do abastecimento de água ininterruptamente à população, já que não há paralisação de nenhuma área.
Paralelo a esse sistema, a SAERP continua investindo nas manutenções de suas áreas, como limpezas, reformas e iluminação, que também são essenciais para trazer segurança aos poços e reservatórios.
Fonte: CCS PREFEITURA RIBEIRÃO PRETO