De acordo com pesquisa da BRZ Empreendimentos – incorporadora com mais de 15 anos no mercado, referência em inovação – foi constatado que para 38% da geração Z (jovens de 18 anos a 26 anos) na região metropolitana de Ribeirão Preto (SP), a casa própria já é realidade.
O ranking que evidencia a aquisição de um imóvel próprio também engloba a geração Y, os chamados millenials (27 anos a 42 anos), que atingiram 48% do total. A faixa etária de 43 anos a 58 compreendeu 16%; entre 59 anos e 77 anos, 2%; e PJ, 4%. Do total de imóveis vendidos no período apurado, que compreende 4.805 unidades, os homens lideraram a compra, com 58,81%, e mulheres com 37,25%; os 3,93% restantes dizem respeito a Pessoas Jurídicas.
Para realizar a almejada meta, 91% optam pelo financiamento. O ticket médio chegou a R$ 193.538,34 no total das vendas e os compradores têm renda, em média de R$ 2.640,00. O grupo de destaque no levantamento se trata de uma geração de nativos digitais que são independentes, práticos e sabem o que desejam. Não é à toa que já estão movimentando o mercado imobiliário.
“A geração Z faz a compra focada em sua realidade financeira e está sempre em busca do melhor custo-benefício. Os jovens estipulam demandas específicas como localização, comodidade, experiências digitalizadas e tendências mais sustentáveis. Tudo o que a BRZ preza em seus imóveis”, afirma Eduarda Tolentino, sócia e presidente do conselho BRZ Empreendimentos.